Ética profissional: os desafios do contador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Danielle Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11718
Resumo: O estudo busca demonstrar a evolução da contabilidade como ciência social, atrelada ao desenvolvimento das sociedades, até os diversos modelos atuais. Observou-se o conceito de ética e moral desde surgimento das primeiras Cidades-estados, na antiga Grécia. Bem como a evolução do pensamento ético para as profissões, em especial para o profissional contábil. Salienta-se a importância da aplicação ética, no exercício das atividades do contabilista, com reflexos para toda classe contábil. Em muitos momentos fica explicito os princípios norteadores, aos quais os profissionais contábeis devem perseguir, ao longo da sua jornada profissional. Em complementação, temos as bases justificadoras para que os princípios éticos profissionais sejam incorporados também ao comportamento e atitudes pessoais. Neste ponto, observa-se que por mais categórico que possa ser o código de ética do contabilista, de nada adianta seus ensinamentos se não estiverem alinhados aos princípios individuais de cada profissional. Ressalte-se que um código de ética não alcança sucesso, sem que seus princípios não estejam incorporados ao caráter de seus membros. O código de ética do profissional contabilista deve ser um norte para os dilemas enfrentados pelos profissionais, atrelado ao uso do julgamento profissional, no desempenho de suas atividades.
id UFRJ_406a2d3122180686a9a1f3580f95d92b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11718
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ética profissional: os desafios do contadorÉtica profissionalContadoresDesenvolvimento contábilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO estudo busca demonstrar a evolução da contabilidade como ciência social, atrelada ao desenvolvimento das sociedades, até os diversos modelos atuais. Observou-se o conceito de ética e moral desde surgimento das primeiras Cidades-estados, na antiga Grécia. Bem como a evolução do pensamento ético para as profissões, em especial para o profissional contábil. Salienta-se a importância da aplicação ética, no exercício das atividades do contabilista, com reflexos para toda classe contábil. Em muitos momentos fica explicito os princípios norteadores, aos quais os profissionais contábeis devem perseguir, ao longo da sua jornada profissional. Em complementação, temos as bases justificadoras para que os princípios éticos profissionais sejam incorporados também ao comportamento e atitudes pessoais. Neste ponto, observa-se que por mais categórico que possa ser o código de ética do contabilista, de nada adianta seus ensinamentos se não estiverem alinhados aos princípios individuais de cada profissional. Ressalte-se que um código de ética não alcança sucesso, sem que seus princípios não estejam incorporados ao caráter de seus membros. O código de ética do profissional contabilista deve ser um norte para os dilemas enfrentados pelos profissionais, atrelado ao uso do julgamento profissional, no desempenho de suas atividades.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJLeal, Luiz Antonio Ochsendorfhttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489Machado, Danielle Dias2020-04-07T20:13:23Z2023-12-21T03:07:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética profissional: os desafios do contador
title Ética profissional: os desafios do contador
spellingShingle Ética profissional: os desafios do contador
Machado, Danielle Dias
Ética profissional
Contadores
Desenvolvimento contábil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Ética profissional: os desafios do contador
title_full Ética profissional: os desafios do contador
title_fullStr Ética profissional: os desafios do contador
title_full_unstemmed Ética profissional: os desafios do contador
title_sort Ética profissional: os desafios do contador
author Machado, Danielle Dias
author_facet Machado, Danielle Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Luiz Antonio Ochsendorf
http://lattes.cnpq.br/8404154345700489
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Danielle Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ética profissional
Contadores
Desenvolvimento contábil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Ética profissional
Contadores
Desenvolvimento contábil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O estudo busca demonstrar a evolução da contabilidade como ciência social, atrelada ao desenvolvimento das sociedades, até os diversos modelos atuais. Observou-se o conceito de ética e moral desde surgimento das primeiras Cidades-estados, na antiga Grécia. Bem como a evolução do pensamento ético para as profissões, em especial para o profissional contábil. Salienta-se a importância da aplicação ética, no exercício das atividades do contabilista, com reflexos para toda classe contábil. Em muitos momentos fica explicito os princípios norteadores, aos quais os profissionais contábeis devem perseguir, ao longo da sua jornada profissional. Em complementação, temos as bases justificadoras para que os princípios éticos profissionais sejam incorporados também ao comportamento e atitudes pessoais. Neste ponto, observa-se que por mais categórico que possa ser o código de ética do contabilista, de nada adianta seus ensinamentos se não estiverem alinhados aos princípios individuais de cada profissional. Ressalte-se que um código de ética não alcança sucesso, sem que seus princípios não estejam incorporados ao caráter de seus membros. O código de ética do profissional contabilista deve ser um norte para os dilemas enfrentados pelos profissionais, atrelado ao uso do julgamento profissional, no desempenho de suas atividades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-07T20:13:23Z
2023-12-21T03:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11718
url http://hdl.handle.net/11422/11718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988353859584