Humanos hiper-reais: desconstruindo fronteiras entre humano e máquina em Androides sonham com ovelhas elétricas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18450 |
Resumo: | Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick retrata o planeta Terra em um futuro pós-apocalíptico, em que o avanço tecnológico levou a guerras e destruição, e a maior parte da população migrou para Marte. O protagonista, Rick Deckard, um dos que ficaram na Terra, trabalha como caçador de recompensas e recebe a missão de destruir androides que fugiram de Marte para a Terra. Essa missão significará, para Deckard, uma jornada de transformação. Neste trabalho, busco analisar como as noções de empatia, humanização da máquina e mecanização do humano são configuradas no romance. Focamos a pesquisa em quatro personagens: Rick Deckard, Rachael Rosen, Iran e Phil Resch, mostrando como as interações entre essas personagens diluem as fronteiras entre humano e máquina. Utilizamos textos de Best e Kellner (2017), Espinelly e Penteado (2020), Jameson (2005) e Bauman (2001), que discutem a obra do autor e a nossa relação com a tecnologia. |
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Humanos hiper-reais: desconstruindo fronteiras entre humano e máquina em Androides sonham com ovelhas elétricas?Crítica textualAnálise textualFicção americanaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAndroides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick retrata o planeta Terra em um futuro pós-apocalíptico, em que o avanço tecnológico levou a guerras e destruição, e a maior parte da população migrou para Marte. O protagonista, Rick Deckard, um dos que ficaram na Terra, trabalha como caçador de recompensas e recebe a missão de destruir androides que fugiram de Marte para a Terra. Essa missão significará, para Deckard, uma jornada de transformação. Neste trabalho, busco analisar como as noções de empatia, humanização da máquina e mecanização do humano são configuradas no romance. Focamos a pesquisa em quatro personagens: Rick Deckard, Rachael Rosen, Iran e Phil Resch, mostrando como as interações entre essas personagens diluem as fronteiras entre humano e máquina. Utilizamos textos de Best e Kellner (2017), Espinelly e Penteado (2020), Jameson (2005) e Bauman (2001), que discutem a obra do autor e a nossa relação com a tecnologia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJDi Candia, Michela Rosahttp://lattes.cnpq.br/9431988563575717http://lattes.cnpq.br/2848998824048857Salviano, Luiz Felipe2022-08-28T01:09:54Z2023-12-21T03:09:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18450Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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