Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Marcus Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6474
Resumo: Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos.
id UFRJ_41b57864116c10ca3ca4d7f1aece51d9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6474
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivadorPetróleoEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICANeste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/4648694064467293Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5252657974905532Matos, João Augusto de Mello Gouveiahttp://lattes.cnpq.br/5848903866217926Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441Tenório, Marcus Ferreira2019-02-12T23:18:01Z2023-12-21T03:05:49Z2009-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
title Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
spellingShingle Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
Tenório, Marcus Ferreira
Petróleo
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
title_full Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
title_fullStr Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
title_full_unstemmed Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
title_sort Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
author Tenório, Marcus Ferreira
author_facet Tenório, Marcus Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riehl, Carlos Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/2910118690760608
http://lattes.cnpq.br/4648694064467293
Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/5252657974905532
Matos, João Augusto de Mello Gouveia
http://lattes.cnpq.br/5848903866217926
Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da
http://lattes.cnpq.br/7975299434600441
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Marcus Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Petróleo
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Petróleo
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-16
2019-02-12T23:18:01Z
2023-12-21T03:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6474
url http://hdl.handle.net/11422/6474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981270728704