Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6474 |
Resumo: | Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos. |
id |
UFRJ_41b57864116c10ca3ca4d7f1aece51d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6474 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivadorPetróleoEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICANeste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/4648694064467293Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5252657974905532Matos, João Augusto de Mello Gouveiahttp://lattes.cnpq.br/5848903866217926Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441Tenório, Marcus Ferreira2019-02-12T23:18:01Z2023-12-21T03:05:49Z2009-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
title |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
spellingShingle |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador Tenório, Marcus Ferreira Petróleo Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
title_full |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
title_fullStr |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
title_full_unstemmed |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
title_sort |
Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
author |
Tenório, Marcus Ferreira |
author_facet |
Tenório, Marcus Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riehl, Carlos Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 http://lattes.cnpq.br/4648694064467293 Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigues http://lattes.cnpq.br/5252657974905532 Matos, João Augusto de Mello Gouveia http://lattes.cnpq.br/5848903866217926 Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da http://lattes.cnpq.br/7975299434600441 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, Marcus Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Petróleo Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Petróleo Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-16 2019-02-12T23:18:01Z 2023-12-21T03:05:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6474 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981270728704 |