Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangia, Louise Hamond Regua
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10122
Resumo: Alunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva.
id UFRJ_41c74aa8890e345eb5271c861698aaf7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10122
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuaisDeficiente visualModelos tridimensionaisMicrobiologiaEnsinoKit microbianoDesenho industrialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOAlunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJBackx, Hugo Borgeshttp://lattes.cnpq.br/9121963404145560Mangia, Louise Hamond Regua2019-10-17T14:13:25Z2023-12-21T03:01:44Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/10122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10122Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
title Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
spellingShingle Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
Mangia, Louise Hamond Regua
Deficiente visual
Modelos tridimensionais
Microbiologia
Ensino
Kit microbiano
Desenho industrial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
title_short Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
title_full Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
title_fullStr Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
title_full_unstemmed Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
title_sort Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
author Mangia, Louise Hamond Regua
author_facet Mangia, Louise Hamond Regua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backx, Hugo Borges
http://lattes.cnpq.br/9121963404145560
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangia, Louise Hamond Regua
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiente visual
Modelos tridimensionais
Microbiologia
Ensino
Kit microbiano
Desenho industrial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
topic Deficiente visual
Modelos tridimensionais
Microbiologia
Ensino
Kit microbiano
Desenho industrial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
description Alunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2019-10-17T14:13:25Z
2023-12-21T03:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/10122
identifier_str_mv MANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/10122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455999413190656