Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10122 |
Resumo: | Alunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva. |
id |
UFRJ_41c74aa8890e345eb5271c861698aaf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10122 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuaisDeficiente visualModelos tridimensionaisMicrobiologiaEnsinoKit microbianoDesenho industrialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOAlunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJBackx, Hugo Borgeshttp://lattes.cnpq.br/9121963404145560Mangia, Louise Hamond Regua2019-10-17T14:13:25Z2023-12-21T03:01:44Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/10122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10122Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
title |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
spellingShingle |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais Mangia, Louise Hamond Regua Deficiente visual Modelos tridimensionais Microbiologia Ensino Kit microbiano Desenho industrial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
title_short |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
title_full |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
title_fullStr |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
title_sort |
Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais |
author |
Mangia, Louise Hamond Regua |
author_facet |
Mangia, Louise Hamond Regua |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Backx, Hugo Borges http://lattes.cnpq.br/9121963404145560 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mangia, Louise Hamond Regua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiente visual Modelos tridimensionais Microbiologia Ensino Kit microbiano Desenho industrial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
topic |
Deficiente visual Modelos tridimensionais Microbiologia Ensino Kit microbiano Desenho industrial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
description |
Alunos deficientes visuais apresentam dificuldades na aprendizagem da Microbiologia, uma vez que o conteúdo é voltado para conceitos abstratos não palpáveis, em escala microscópica, o que dificulta a sua assimilação. O presente estudo teve por objetivo desenvolver modelos tridimensionais de microrganismos como proposta de recursos didáticos para o ensino da Microbiologia para deficientes visuais, visando estimular a percepção tátil de detalhes estruturais nas diferentes formas de microrganismos. Foram desenvolvidos treze modelos representantes das principais morfologias de vírus e bactérias. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D utilizando materiais plásticos pigmentados e silicone. A avaliação dos critérios técnicos quanto ao tamanho, significação tátil, aceitação, estimulação visual, fidelidade, facilidade de manuseio, resistência e segurança foi satisfatória e reconheceu o potencial desses modelos como recursos didáticos para alunos deficientes visuais. Além de possibilitar o entendimento do conteúdo da Microbiologia estimulando a percepção tátil-sensorial, os protótipos desenvolvidos visam contribuir para um processo mais equitativo da educação inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2019-10-17T14:13:25Z 2023-12-21T03:01:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/10122 |
identifier_str_mv |
MANGIA, Louise Hamond Regua. Kit microbiano para o ensino-aprendizagem da microbiologia por deficientes visuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455999413190656 |