Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ilana Maria Bittencourt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14586
Resumo: Este trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa.
id UFRJ_435187fb9445b9f7ed24795ac07aa971
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14586
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escolaCarnavalEscolasCotidiano escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEste trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJBaroni, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/2974793513488242Bicalho, Pedro Paulo Gastalho deReis, Graça Regina Franco da SilvaMartins, Ilana Maria Bittencourt2021-07-20T22:17:47Z2023-12-21T03:07:59Z2020-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/14586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14586Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
title Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
spellingShingle Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
Martins, Ilana Maria Bittencourt
Carnaval
Escolas
Cotidiano escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
title_full Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
title_fullStr Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
title_full_unstemmed Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
title_sort Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola
author Martins, Ilana Maria Bittencourt
author_facet Martins, Ilana Maria Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/2974793513488242
Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de
Reis, Graça Regina Franco da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ilana Maria Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Carnaval
Escolas
Cotidiano escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Carnaval
Escolas
Cotidiano escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Este trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
2021-07-20T22:17:47Z
2023-12-21T03:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
http://hdl.handle.net/11422/14586
identifier_str_mv MARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/14586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018054774784