Ensino de segurança de processos nos cursos de graduação em engenharia química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caroline Dib da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20718
Resumo: O desenvolvimento da indústria química também trouxe consigo o aumento dos riscos potenciais decorrentes de suas atividades. Grandes acidentes marcam a história do setor pela magnitude de suas consequências. Muitos casos poderiam ter sido evitados se os conhecimentos da área de segurança de processos fossem amplamente estudados, difundidos e empregados. Considerado um dos maiores desastres industriais do mundo, o vazamento de gás em Bhopal, em 1984 é amplamente discutido neste trabalho, bem como suas consequências e mudanças nas áreas industrial, acadêmica e governamental. Organizações como o Center for Chemical Process Safety (CCPS) foram criadas e programas como o Safety and Chemical Engineering Education (SAChE) foram desenvolvidos para criação de mais recursos e aprimoramento das ferramentas de ensino de segurança de processos. Grandes mudanças em regulamentações internacionais também foram observadas, buscando sempre evitar que novas tragédias ocorram. A crescente preocupação das indústrias e sociedade também reflete na necessidade de mudanças na formação de profissionais completos e responsáveis. Um grande movimento para aplicação de novas estratégias por instituições de ensino superior se difunde por todo o mundo visando maior enfoque a tópicos de segurança durante a graduação. Assim, discute-se as estruturas curriculares de cursos de engenharia química em universidades de diversos países como França, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Foi analisada a oferta de disciplinas relacionadas à segurança, assim como a escolha por abordagem exclusiva ou transversal, além de outras iniciativas como cursos de extensão. Utilizando a mesma metodologia, também foi discutida a abordagem nos cursos de engenharia química mais bem colocados entre universidades brasileiras, segundo o ENADE, com destaque especial para a Escola de Química da UFRJ.
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