Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4008 |
Resumo: | Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade. |
id |
UFRJ_467eaf3cb8c90e5d18753d7f002e0c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4008 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade socialEducação de jovens e adultosFormação de professoresIdentidade socialSambaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEstudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Moura, Ana Paula de Abreu Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249Sobreira, Henrique GarciaConceição, Isabel Cristina da2018-05-28T17:38:59Z2023-12-21T03:05:39Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
title |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
spellingShingle |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social Conceição, Isabel Cristina da Educação de jovens e adultos Formação de professores Identidade social Samba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
title_full |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
title_fullStr |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
title_full_unstemmed |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
title_sort |
Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social |
author |
Conceição, Isabel Cristina da |
author_facet |
Conceição, Isabel Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 Moura, Ana Paula de Abreu Costa de http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 Sobreira, Henrique Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Isabel Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Formação de professores Identidade social Samba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
Educação de jovens e adultos Formação de professores Identidade social Samba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2018-05-28T17:38:59Z 2023-12-21T03:05:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4008 |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963858075648 |