Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Isabel Cristina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4008
Resumo: Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade.
id UFRJ_467eaf3cb8c90e5d18753d7f002e0c09
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4008
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade socialEducação de jovens e adultosFormação de professoresIdentidade socialSambaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEstudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Moura, Ana Paula de Abreu Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249Sobreira, Henrique GarciaConceição, Isabel Cristina da2018-05-28T17:38:59Z2023-12-21T03:05:39Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
title Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
spellingShingle Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
Conceição, Isabel Cristina da
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Identidade social
Samba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
title_full Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
title_fullStr Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
title_full_unstemmed Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
title_sort Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
author Conceição, Isabel Cristina da
author_facet Conceição, Isabel Cristina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
Moura, Ana Paula de Abreu Costa de
http://lattes.cnpq.br/1749607244537249
Sobreira, Henrique Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Isabel Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Identidade social
Samba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Identidade social
Samba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2018-05-28T17:38:59Z
2023-12-21T03:05:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/4008
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/4008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963858075648