Reflexos socioculturais na publicidade em tempos de globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sztajnbok, Fernanda Cardoso das Neves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1264
Resumo: Investiga as influências que o processo de globalização, especialmente na esfera cultural, provocou sobre a publicidade. Muito se discute sobre a criação de uma cultura mundializada que acabaria por substituir as expressões locais. A pesquisa procura avaliar as mudanças contextuais ocorridas para então questionar esse caráter substitutivo. Com base em grandes autores, como Canclini, Bauman e Ortiz, o trabalho busca examinar as novas relações que se formaram entre as culturas e como esse cenário contribuiu para a reformulação das identidades e para o novo lugar que o consumo vem ocupando na sociedade contemporânea. A partir daí, o trabalho se propõe a analisar como a publicidade se comportou como causa e efeito desse processo, procurando traçar um panorama desde seus primeiros momentos até os dias atuais, tendo como base a postura crítica de Naomi Klein. Por fim, o trabalho apresenta o exemplo prático realizado pela Pepsi Argentina no qual poderemos visualizar como a publicidade vem se remodelando em meio a esse debate.
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