Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliane da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21233
Resumo: Este estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários.
id UFRJ_48f555c5e28d10ba586d485779c3e3aa
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21233
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativaHábito de leituraEnsino fundamentalEducação e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOEste estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eSilva, Liliane da2023-07-31T19:16:53Z2023-12-21T03:04:20Z2023-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-19T23:12:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-19T23:12:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
title Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
spellingShingle Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
Silva, Liliane da
Hábito de leitura
Ensino fundamental
Educação e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
title_short Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
title_full Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
title_fullStr Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
title_sort Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
author Silva, Liliane da
author_facet Silva, Liliane da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliane da
dc.subject.por.fl_str_mv Hábito de leitura
Ensino fundamental
Educação e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
topic Hábito de leitura
Ensino fundamental
Educação e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
description Este estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T19:16:53Z
2023-12-21T03:04:20Z
2023-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/21233
identifier_str_mv SILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/21233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456049845501952