Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21233 |
Resumo: | Este estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários. |
id |
UFRJ_48f555c5e28d10ba586d485779c3e3aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21233 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativaHábito de leituraEnsino fundamentalEducação e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOEste estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eSilva, Liliane da2023-07-31T19:16:53Z2023-12-21T03:04:20Z2023-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-19T23:12:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-19T23:12:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
title |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa Silva, Liliane da Hábito de leitura Ensino fundamental Educação e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
title_short |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
title_full |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
title_sort |
Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
author |
Silva, Liliane da |
author_facet |
Silva, Liliane da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Liliane da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábito de leitura Ensino fundamental Educação e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
topic |
Hábito de leitura Ensino fundamental Educação e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
description |
Este estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31T19:16:53Z 2023-12-21T03:04:20Z 2023-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. http://hdl.handle.net/11422/21233 |
identifier_str_mv |
SILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456049845501952 |