Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14502
Resumo: O SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet.
id UFRJ_49327c2f987aa6c08375eb43bef42455
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14502
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPEDEscrituração contábilDocumentos eletrônicosFormação profissionalConhecimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMarques, Alessandra de Limahttp://lattes.cnpq.br/2973597100510382Moraes, Marcus Vinicius MeloBufoni, André Luizhttp://lattes.cnpq.br/7894043099377479Souza, Mônica da Silva2021-07-13T16:12:07Z2023-12-21T03:07:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
title Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
spellingShingle Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
Souza, Mônica da Silva
Escrituração contábil
Documentos eletrônicos
Formação profissional
Conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
title_full Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
title_fullStr Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
title_full_unstemmed Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
title_sort Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
author Souza, Mônica da Silva
author_facet Souza, Mônica da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Alessandra de Lima
http://lattes.cnpq.br/2973597100510382
Moraes, Marcus Vinicius Melo
Bufoni, André Luiz
http://lattes.cnpq.br/7894043099377479
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escrituração contábil
Documentos eletrônicos
Formação profissional
Conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Escrituração contábil
Documentos eletrônicos
Formação profissional
Conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-13T16:12:07Z
2023-12-21T03:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/14502
identifier_str_mv SOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/14502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456017211719680