Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14502 |
Resumo: | O SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet. |
id |
UFRJ_49327c2f987aa6c08375eb43bef42455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14502 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPEDEscrituração contábilDocumentos eletrônicosFormação profissionalConhecimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMarques, Alessandra de Limahttp://lattes.cnpq.br/2973597100510382Moraes, Marcus Vinicius MeloBufoni, André Luizhttp://lattes.cnpq.br/7894043099377479Souza, Mônica da Silva2021-07-13T16:12:07Z2023-12-21T03:07:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
title |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
spellingShingle |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED Souza, Mônica da Silva Escrituração contábil Documentos eletrônicos Formação profissional Conhecimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
title_full |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
title_fullStr |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
title_full_unstemmed |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
title_sort |
Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED |
author |
Souza, Mônica da Silva |
author_facet |
Souza, Mônica da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Alessandra de Lima http://lattes.cnpq.br/2973597100510382 Moraes, Marcus Vinicius Melo Bufoni, André Luiz http://lattes.cnpq.br/7894043099377479 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrituração contábil Documentos eletrônicos Formação profissional Conhecimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Escrituração contábil Documentos eletrônicos Formação profissional Conhecimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-07-13T16:12:07Z 2023-12-21T03:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/14502 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456017211719680 |