O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/353
Resumo: O tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa.
id UFRJ_4a9631f650b8f2dacd1a76458bfdba17
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/353
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória socialFeminismoGêneroMemória socialMachismoPropaganda televisivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPereira, Patrícia Mallmann SoutoCosta, Robson SantosCoutinho, Luciano Rodrigues de SouzaFernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena2016-05-16T18:18:40Z2023-12-21T03:04:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
title O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
spellingShingle O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
Feminismo
Gênero
Memória social
Machismo
Propaganda televisiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
title_full O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
title_fullStr O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
title_full_unstemmed O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
title_sort O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
author Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
author_facet Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Costa, Robson Santos
Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Gênero
Memória social
Machismo
Propaganda televisiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Feminismo
Gênero
Memória social
Machismo
Propaganda televisiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description O tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2016-05-16T18:18:40Z
2023-12-21T03:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/353
url http://hdl.handle.net/11422/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952993779712