O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/353 |
Resumo: | O tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa. |
id |
UFRJ_4a9631f650b8f2dacd1a76458bfdba17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/353 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória socialFeminismoGêneroMemória socialMachismoPropaganda televisivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPereira, Patrícia Mallmann SoutoCosta, Robson SantosCoutinho, Luciano Rodrigues de SouzaFernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena2016-05-16T18:18:40Z2023-12-21T03:04:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
title |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
spellingShingle |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena Feminismo Gênero Memória social Machismo Propaganda televisiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
title_short |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
title_full |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
title_fullStr |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
title_full_unstemmed |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
title_sort |
O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social |
author |
Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena |
author_facet |
Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Mallmann Souto Costa, Robson Santos Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo Gênero Memória social Machismo Propaganda televisiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
Feminismo Gênero Memória social Machismo Propaganda televisiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
O tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2016-05-16T18:18:40Z 2023-12-21T03:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/353 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952993779712 |