Jornalismo de humor no Brasil e o programa Custe o Que Custar CQC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Priscila Chagas Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3160
Resumo: O projeto faz um breve panorama histórico do jornalismo de humor no Brasil, destacando veículos e personalidades que abriram espaço para o estilo na imprensa em diferentes épocas – como o Barão de Itararé, no início do século XX, precursor do gênero no país; o jornal O Pasquim e a revista Pif-Paf durante a Ditadura Militar; e o repórter Ernesto Varela, o colunista José Simão e o humorístico Casseta &Planeta Urgente! nas décadas de 1980 e 1990. O foco, porém, é uma atual produção televisiva, o programa Custe o que Custar (CQC), veiculado pela TV Bandeirantes, com um estudo de caso sobre a participação do Deputado Federal Jair Bolsonaro na atração, em março de 2011, o que gerou polêmicas e obteve repercussão na mídia nacional. O trabalho também conta com uma definição histórica de “humor”, a consolidação do gênero na Grécia Antiga por meio de obras diversas e o papel que desempenha na sociedade segundo teorias de Henri Bergson e exposições de George Minois. Além disso, o projeto destaca a veiculação de notícias pelo viés humorístico reforçando a dicotomia entre forma e conteúdo comparativamente na imprensa tradicional e no jornalismo de humor – tudo direcionado pela questão: o conteúdo pode ser o mesmo, mas a forma de noticiar um acontecimento através do humor talvez envolva e engaje o público ainda mais.
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