A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Willon Trotte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4270
Resumo: A região Nordeste do Brasil sempre sofreu com o preconceito e se sentiu desvalorizada em relação às demais regiões do país. Não só culturalmente, mas essa discriminação também pode ser vista nos veículos de comunicação, principalmente no esporte, que não dedicavam atenção aos torcedores e apaixonados por futebol na região. Este trabalho mostra como o Esporte Interativo, grupo de mídia localizado no Rio de Janeiro, conseguiu atingir essa região historicamente carente de atenção e, com a cobertura da Copa do Nordeste, torneio de futebol regional, transformou a maneira como a sociedade nordestina tem acesso à informação esportiva. Também é analisado como a emissora utilizou os recursos tecnológicos e o conceito de comunicação multiplataforma para encontrar um espaço no mercado da televisão e colocar o Nordeste em evidência no cenário nacional com a cobertura massiva do campeonato. São utilizados os conceitos de nicho e mercado de produção de conteúdo para analisar porque o Esporte Interativo escolheu o Nordeste para atender e se expandir como emissora. Este estudo utiliza obras de Heródoto Barbeiro e Frank Fraser Bond e Antônio Rodrigues do Nascimento para dar as diretrizes dos assuntos abordados e analisados.
id UFRJ_4c3d7ce866fa168e57e3e8c022900274
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4270
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativoFutebolJornalismo esportivoCopa do NordesteCampeonatos esportivosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA região Nordeste do Brasil sempre sofreu com o preconceito e se sentiu desvalorizada em relação às demais regiões do país. Não só culturalmente, mas essa discriminação também pode ser vista nos veículos de comunicação, principalmente no esporte, que não dedicavam atenção aos torcedores e apaixonados por futebol na região. Este trabalho mostra como o Esporte Interativo, grupo de mídia localizado no Rio de Janeiro, conseguiu atingir essa região historicamente carente de atenção e, com a cobertura da Copa do Nordeste, torneio de futebol regional, transformou a maneira como a sociedade nordestina tem acesso à informação esportiva. Também é analisado como a emissora utilizou os recursos tecnológicos e o conceito de comunicação multiplataforma para encontrar um espaço no mercado da televisão e colocar o Nordeste em evidência no cenário nacional com a cobertura massiva do campeonato. São utilizados os conceitos de nicho e mercado de produção de conteúdo para analisar porque o Esporte Interativo escolheu o Nordeste para atender e se expandir como emissora. Este estudo utiliza obras de Heródoto Barbeiro e Frank Fraser Bond e Antônio Rodrigues do Nascimento para dar as diretrizes dos assuntos abordados e analisados.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBraga, William Diashttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Fernandez Junior, Fernando Ewertonhttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Fragoso, Willon Trotte2018-07-09T17:52:49Z2023-12-21T03:03:01Z2013-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFRAGOSO, Willon Trotte. A cobertura da copa do nordeste pela tv Esporte Interativo. 2013. .64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/4270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
title A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
spellingShingle A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
Fragoso, Willon Trotte
Futebol
Jornalismo esportivo
Copa do Nordeste
Campeonatos esportivos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
title_full A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
title_fullStr A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
title_full_unstemmed A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
title_sort A cobertura da copa do nordeste pela tv esporte interativo
author Fragoso, Willon Trotte
author_facet Fragoso, Willon Trotte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, William Dias
http://lattes.cnpq.br/9766999581053753
Burrowes, Patricia Cecilia
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
Fernandez Junior, Fernando Ewerton
http://lattes.cnpq.br/7356730160050199
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Willon Trotte
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Jornalismo esportivo
Copa do Nordeste
Campeonatos esportivos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Futebol
Jornalismo esportivo
Copa do Nordeste
Campeonatos esportivos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description A região Nordeste do Brasil sempre sofreu com o preconceito e se sentiu desvalorizada em relação às demais regiões do país. Não só culturalmente, mas essa discriminação também pode ser vista nos veículos de comunicação, principalmente no esporte, que não dedicavam atenção aos torcedores e apaixonados por futebol na região. Este trabalho mostra como o Esporte Interativo, grupo de mídia localizado no Rio de Janeiro, conseguiu atingir essa região historicamente carente de atenção e, com a cobertura da Copa do Nordeste, torneio de futebol regional, transformou a maneira como a sociedade nordestina tem acesso à informação esportiva. Também é analisado como a emissora utilizou os recursos tecnológicos e o conceito de comunicação multiplataforma para encontrar um espaço no mercado da televisão e colocar o Nordeste em evidência no cenário nacional com a cobertura massiva do campeonato. São utilizados os conceitos de nicho e mercado de produção de conteúdo para analisar porque o Esporte Interativo escolheu o Nordeste para atender e se expandir como emissora. Este estudo utiliza obras de Heródoto Barbeiro e Frank Fraser Bond e Antônio Rodrigues do Nascimento para dar as diretrizes dos assuntos abordados e analisados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
2018-07-09T17:52:49Z
2023-12-21T03:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRAGOSO, Willon Trotte. A cobertura da copa do nordeste pela tv Esporte Interativo. 2013. .64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
http://hdl.handle.net/11422/4270
identifier_str_mv FRAGOSO, Willon Trotte. A cobertura da copa do nordeste pela tv Esporte Interativo. 2013. .64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/4270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455960836079616