O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amparo, Paula Cristina Gomes do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5884
Resumo: A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem.
id UFRJ_4c76ec737f13ff4b9266578dc5883166
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5884
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Amparo, Paula Cristina Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/6941266547763772Capistrano, Tadeu2018-11-29T17:44:22Z2023-11-30T03:02:38Z2017-08-04AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/5884Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2018-11-29T17:44:22Z No. of bitstreams: 1 PAmparo.pdf: 1152006 bytes, checksum: f018e5f455c17f5ddf9b65b4928dfb2c (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-29T17:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAmparo.pdf: 1152006 bytes, checksum: f018e5f455c17f5ddf9b65b4928dfb2c (MD5) Previous issue date: 2017-08-04A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEExpressionismoArte modernaGravuraGoeldi, OswaldoO turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPAmparo.pdfPAmparo.pdfapplication/pdf1152006http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5884/1/PAmparo.pdff018e5f455c17f5ddf9b65b4928dfb2cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5884/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/58842023-11-30 00:02:38.053oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
title O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
spellingShingle O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
Amparo, Paula Cristina Gomes do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Expressionismo
Arte moderna
Gravura
Goeldi, Oswaldo
title_short O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
title_full O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
title_fullStr O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
title_full_unstemmed O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
title_sort O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
author Amparo, Paula Cristina Gomes do
author_facet Amparo, Paula Cristina Gomes do
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6941266547763772
dc.contributor.author.fl_str_mv Amparo, Paula Cristina Gomes do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Capistrano, Tadeu
contributor_str_mv Capistrano, Tadeu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Expressionismo
Arte moderna
Gravura
Goeldi, Oswaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Expressionismo
Arte moderna
Gravura
Goeldi, Oswaldo
description A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-29T17:44:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5884
identifier_str_mv AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/5884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5884/1/PAmparo.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5884/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f018e5f455c17f5ddf9b65b4928dfb2c
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097121166688256