O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5884 |
Resumo: | A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem. |
id |
UFRJ_4c76ec737f13ff4b9266578dc5883166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5884 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo GoeldiExpressionismoArte modernaGravuraGoeldi, OswaldoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEA obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJCapistrano, Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/6941266547763772Amparo, Paula Cristina Gomes do2018-11-29T17:44:22Z2023-12-21T03:04:14Z2017-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/5884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5884Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
title |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
spellingShingle |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi Amparo, Paula Cristina Gomes do Expressionismo Arte moderna Gravura Goeldi, Oswaldo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
title_short |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
title_full |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
title_fullStr |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
title_full_unstemmed |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
title_sort |
O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi |
author |
Amparo, Paula Cristina Gomes do |
author_facet |
Amparo, Paula Cristina Gomes do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capistrano, Tadeu http://lattes.cnpq.br/6941266547763772 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amparo, Paula Cristina Gomes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressionismo Arte moderna Gravura Goeldi, Oswaldo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
Expressionismo Arte moderna Gravura Goeldi, Oswaldo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
description |
A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-04 2018-11-29T17:44:22Z 2023-12-21T03:04:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/5884 |
identifier_str_mv |
AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455979034116096 |