Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17843 |
Resumo: | Este trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe. |
id |
UFRJ_4f0a8cd9b0b35b19b4079d4722ce99a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17843 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Huysmans e as cores: decadência e literatura picturalRomance francêsCoresNaturalismoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJCatharina, Pedro Paulo Garcia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5897868722647940http://lattes.cnpq.br/9615691574252217Villar, Marília Santannahttp://lattes.cnpq.br/4007480540222215Senra, Sophia2022-07-24T12:39:16Z2023-12-21T03:05:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
title |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
spellingShingle |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural Senra, Sophia Romance francês Cores Naturalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
title_full |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
title_fullStr |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
title_full_unstemmed |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
title_sort |
Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
author |
Senra, Sophia |
author_facet |
Senra, Sophia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira http://lattes.cnpq.br/5897868722647940 http://lattes.cnpq.br/9615691574252217 Villar, Marília Santanna http://lattes.cnpq.br/4007480540222215 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senra, Sophia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Romance francês Cores Naturalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Romance francês Cores Naturalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-24T12:39:16Z 2022 2023-12-21T03:05:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17843 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456034179776512 |