Simulação computacional do interferômetro de Mach-Zehnder
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2896 |
Resumo: | O interferômetro de Mach-Zehder é um instrumento ótico com o qual se pode discutir de maneira particularmente simples os aspectos ondulatórios e corpusculares da luz. Apresentaremos uma simulação virtual, desenvolvida por nós, deste interferômetro. A simulação ilustra experimentos de interferência e de “qual-caminho” no interferômetro virtual, mostrados de maneira a facilitar a compreensão da dualidade onda-partícula por estudantes de cursos introdutórios de física. Embora o foco seja o ensino médio, o programa também pode ser usado em cursos universitários de física básica. O programa de simulação foi escrito em HTML5/JavaScript e pode ser executado via internet (ou localmente) em praticamente qualquer computador que possua um navegador moderno. Isso inclui a maioria dos tablets e smartphones, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de utilização didática da simulação. Em conjunto com a simulação, apresentaremos um roteiro para sua utilização em salas de aula do ensino médio. |
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Simulação computacional do interferômetro de Mach-ZehnderMecânica quânticaEnsino de físicaSimulação computacionalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA CLASSICA E FISICA QUANTICA MECANICA E CAMPOSO interferômetro de Mach-Zehder é um instrumento ótico com o qual se pode discutir de maneira particularmente simples os aspectos ondulatórios e corpusculares da luz. Apresentaremos uma simulação virtual, desenvolvida por nós, deste interferômetro. A simulação ilustra experimentos de interferência e de “qual-caminho” no interferômetro virtual, mostrados de maneira a facilitar a compreensão da dualidade onda-partícula por estudantes de cursos introdutórios de física. Embora o foco seja o ensino médio, o programa também pode ser usado em cursos universitários de física básica. O programa de simulação foi escrito em HTML5/JavaScript e pode ser executado via internet (ou localmente) em praticamente qualquer computador que possua um navegador moderno. Isso inclui a maioria dos tablets e smartphones, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de utilização didática da simulação. Em conjunto com a simulação, apresentaremos um roteiro para sua utilização em salas de aula do ensino médio.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJAguiar, Carlos EduardoTort, Alexandre CarlosHort-Meyll, Malena OsórioBoa, Marcelo Cordeiro FontePontes, Raphael Guimarães2017-09-22T18:30:04Z2023-12-21T03:01:05Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:05Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2896Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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