Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Bruno Monteiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1240
Resumo: Aborda a maneira como o ambiente arquitetônico pode ajudar na construção de marcas fortes. Para tanto, faz-se necessária a compreensão dos aspectos formadores de valor de uma marca, o estudo da construção de marcas fortes através do trabalho de posicionamento, de identidade e imagem de marca e da identidade visual. Propõe-se, aqui, que a arquitetura seja compreendida como forma de comunicação, entendendo-a sob a ótica da semiologia e do marketing. A partir de então é estabelecido o conceito de identidade arquitetônica de marca, assim como é verificada sua viabilidade e suas contribuições efetivas para a criação de valor de uma marca. O trabalho fundamenta-se a partir de uma revisão teórica do assunto e de uma anatomia de espaços ligados a marca a partir da lógica da linguagem.
id UFRJ_4f8089208930111cabf32df1cf6473db
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1240
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortesCriação de marcaFundamentos da marcaValores da marcaDesenvolvimento da marcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAborda a maneira como o ambiente arquitetônico pode ajudar na construção de marcas fortes. Para tanto, faz-se necessária a compreensão dos aspectos formadores de valor de uma marca, o estudo da construção de marcas fortes através do trabalho de posicionamento, de identidade e imagem de marca e da identidade visual. Propõe-se, aqui, que a arquitetura seja compreendida como forma de comunicação, entendendo-a sob a ótica da semiologia e do marketing. A partir de então é estabelecido o conceito de identidade arquitetônica de marca, assim como é verificada sua viabilidade e suas contribuições efetivas para a criação de valor de uma marca. O trabalho fundamenta-se a partir de uma revisão teórica do assunto e de uma anatomia de espaços ligados a marca a partir da lógica da linguagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Pessoa, Bruno Monteiro2017-01-10T16:32:50Z2023-12-21T03:04:27Z2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPESSOA, Bruno Monteiro. Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes. 2008. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
title Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
spellingShingle Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
Pessoa, Bruno Monteiro
Criação de marca
Fundamentos da marca
Valores da marca
Desenvolvimento da marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
title_full Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
title_fullStr Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
title_full_unstemmed Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
title_sort Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes
author Pessoa, Bruno Monteiro
author_facet Pessoa, Bruno Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Bruno Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de marca
Fundamentos da marca
Valores da marca
Desenvolvimento da marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Criação de marca
Fundamentos da marca
Valores da marca
Desenvolvimento da marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Aborda a maneira como o ambiente arquitetônico pode ajudar na construção de marcas fortes. Para tanto, faz-se necessária a compreensão dos aspectos formadores de valor de uma marca, o estudo da construção de marcas fortes através do trabalho de posicionamento, de identidade e imagem de marca e da identidade visual. Propõe-se, aqui, que a arquitetura seja compreendida como forma de comunicação, entendendo-a sob a ótica da semiologia e do marketing. A partir de então é estabelecido o conceito de identidade arquitetônica de marca, assim como é verificada sua viabilidade e suas contribuições efetivas para a criação de valor de uma marca. O trabalho fundamenta-se a partir de uma revisão teórica do assunto e de uma anatomia de espaços ligados a marca a partir da lógica da linguagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
2017-01-10T16:32:50Z
2023-12-21T03:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Bruno Monteiro. Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes. 2008. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/1240
identifier_str_mv PESSOA, Bruno Monteiro. Identidade arquitetônica de marca: o papel do ambiente na criação de marcas fortes. 2008. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955784040448