Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Clarice Muhlethaler de Souza
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8730
Resumo: A survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems.
id UFRJ_520956347d5a74226f805ba4081511cd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8730
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologiaBibliotecáriosFormação profissionalQualificação profissionalServiços de informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems.Levantamento do perfil do profissional da informação em sistemas de documentação e informação científica e tecnológica, identificando e descrevendo sua qualificação profissional e suas atribuições funcionais, verificando também a associação existente entre o nível de intensidade no desempenho das atribuições descrito pelo profissional da informação e o nível de intensidade na abordagem do conteúdo descrito pelo educador. Os dados foram coletados através de questionários estruturados e aplicados a população dos educadores em Documentação e Ciência da Informação no Estado do Rio de Janeiro e dos profissionais da informação de sistemas de documentação e informação científica e tecnológica do Município do Rio de Janeiro, durante o período de 27.10.81 a 10.12.82. A hipótese de associação foi testada ao nível de significância de 0,05 pelo emprego do x2 (qui quadrado). Os cálculos de frequência e o teste de associação do x2 foram realizados através do SPSS – Statistical Package for Social Sciences – versão 7 (1975). Os resultados da pesquisa revelaram a independência existente entre o nível de intensidade na abordagem do conteúdo descrito pelo educador, na qualificação do profissional da informação, e o nível de intensidade de desempenho das atribuições funcionais desse profissional nos sistemas de documentação e informação científica e tecnológica.Universidade Federal do Rio de JaneiroInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaBrasilEscola de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFRJIBICTRoitman, Rivahttp://lattes.cnpq.br/9700766197999225Faria, Clarice Muhlethaler de Souza2019-07-09T12:49:51Z2023-12-21T03:06:13Z1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/8730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
title Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
spellingShingle Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
Faria, Clarice Muhlethaler de Souza
Bibliotecários
Formação profissional
Qualificação profissional
Serviços de informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
title_full Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
title_fullStr Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
title_full_unstemmed Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
title_sort Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
author Faria, Clarice Muhlethaler de Souza
author_facet Faria, Clarice Muhlethaler de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roitman, Riva
http://lattes.cnpq.br/9700766197999225
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Clarice Muhlethaler de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecários
Formação profissional
Qualificação profissional
Serviços de informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Bibliotecários
Formação profissional
Qualificação profissional
Serviços de informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description A survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983
2019-07-09T12:49:51Z
2023-12-21T03:06:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8730
url http://hdl.handle.net/11422/8730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Brasil
Escola de Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
UFRJ
IBICT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Brasil
Escola de Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
UFRJ
IBICT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455992165433344