Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8730 |
Resumo: | A survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems. |
id |
UFRJ_520956347d5a74226f805ba4081511cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8730 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologiaBibliotecáriosFormação profissionalQualificação profissionalServiços de informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems.Levantamento do perfil do profissional da informação em sistemas de documentação e informação científica e tecnológica, identificando e descrevendo sua qualificação profissional e suas atribuições funcionais, verificando também a associação existente entre o nível de intensidade no desempenho das atribuições descrito pelo profissional da informação e o nível de intensidade na abordagem do conteúdo descrito pelo educador. Os dados foram coletados através de questionários estruturados e aplicados a população dos educadores em Documentação e Ciência da Informação no Estado do Rio de Janeiro e dos profissionais da informação de sistemas de documentação e informação científica e tecnológica do Município do Rio de Janeiro, durante o período de 27.10.81 a 10.12.82. A hipótese de associação foi testada ao nível de significância de 0,05 pelo emprego do x2 (qui quadrado). Os cálculos de frequência e o teste de associação do x2 foram realizados através do SPSS – Statistical Package for Social Sciences – versão 7 (1975). Os resultados da pesquisa revelaram a independência existente entre o nível de intensidade na abordagem do conteúdo descrito pelo educador, na qualificação do profissional da informação, e o nível de intensidade de desempenho das atribuições funcionais desse profissional nos sistemas de documentação e informação científica e tecnológica.Universidade Federal do Rio de JaneiroInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaBrasilEscola de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFRJIBICTRoitman, Rivahttp://lattes.cnpq.br/9700766197999225Faria, Clarice Muhlethaler de Souza2019-07-09T12:49:51Z2023-12-21T03:06:13Z1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/8730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
title |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia Faria, Clarice Muhlethaler de Souza Bibliotecários Formação profissional Qualificação profissional Serviços de informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
title_short |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
title_full |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
title_sort |
Qualificação e atribuições do profissional da informação em sistemas de documentação e informação em ciência e tecnologia |
author |
Faria, Clarice Muhlethaler de Souza |
author_facet |
Faria, Clarice Muhlethaler de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roitman, Riva http://lattes.cnpq.br/9700766197999225 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Clarice Muhlethaler de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecários Formação profissional Qualificação profissional Serviços de informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
Bibliotecários Formação profissional Qualificação profissional Serviços de informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
A survey of information professional profile in scientific and technological information and documentation systems, identifying and describing professional qualifications and functional attributes in order to analyse existent association between educators intensity level of subject approach and the information professional intensity level of functional attributes performance. Opinions were collected by structured questionnaires applied to Documentation and Information Science educators population of Rio de Janeiro State and information professional population in scientific and technological documentation and information systems of Rio de Janeiro city during period of 27.10.81 to 10.12.82. The association hypothesis was tested on level of significance of 0,05 by the x2 (chi square) test. The frequency and the association x2 (chi square) test were realized by SPSS – Statistical Package for Social Science – version 7 (1975). The survey results point out the existent independence between educators intensity level of subject approach and the information professional performance level of functional attributes in scientific and technological documentation and information systems. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983 2019-07-09T12:49:51Z 2023-12-21T03:06:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/8730 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Brasil Escola de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFRJ IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Brasil Escola de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFRJ IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455992165433344 |