Propriedades reológicas de misturas de diesel e biodiesel de óleo de mamona e etanol ou metanol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Maciel
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Dutra, Aline de Abreu, Menezes, Danielle Pontes de, Custodio, Francis Rocha, Chaves, Paula
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17529
Resumo: Devido à diminuição das reservas e aumento dos preços dos combustíveis fósseis, pesquisa-se um combustível vegetal capaz de substituir o óleo diesel em quase todas as suas aplicações. Neste contexto, surge o biodiesel, que é um combustível alternativo para motores a diesel. O presente trabalho, consiste na avaliação das propriedades reológicas das misturas a 2, 5, 10, 15% (p/p) de biodiesel etílico ou metílico de mamona em óleo diesel. Assim, no decorrer do trabalho foi possível provar que as soluções de biodiesel em óleo diesel nas proporções citadas anteriormente, assim como, o óleo diesel e o biodiesel puros são fluidos newtonianos. Dos modelos utilizados para o cálculo estimativo da viscosidade dos fluidos a 40°C, conclui-se que os resultados obtidos pela equação de Lewis-Squires foram os melhores, com um erro relativo na faixa de 1-3%, para o diesel (padrão CENPES). Os valores de viscosidade das misturas de biodiesel metílico ou etílico em diesel a 2%, 5%, 10% e 15% p/p diferiram da viscosidade do diesel puro por, no máximo, cerca de 9% (BM 15%).
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O presente trabalho, consiste na avaliação das propriedades reológicas das misturas a 2, 5, 10, 15% (p/p) de biodiesel etílico ou metílico de mamona em óleo diesel. Assim, no decorrer do trabalho foi possível provar que as soluções de biodiesel em óleo diesel nas proporções citadas anteriormente, assim como, o óleo diesel e o biodiesel puros são fluidos newtonianos. Dos modelos utilizados para o cálculo estimativo da viscosidade dos fluidos a 40°C, conclui-se que os resultados obtidos pela equação de Lewis-Squires foram os melhores, com um erro relativo na faixa de 1-3%, para o diesel (padrão CENPES). 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