A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Wander de Araújo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4368
Resumo: O presente trabalho visa compreender melhor o quanto o sal no afeta o transporte de sedimentos da região. A região estudada, no Município de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro, sofre com tal processo de erosão que está associado ao regime de ventos e chuvas que agrava tal processo erosivo, e para melhor compreende-los foram realizados diversos ensaios em laboratório como granulometria, teste de sucção osmótica, cisalhamento direto e inclinação. Os sedimentos caracterizados como finos presentes na região sofrem uma grande ação da sucção osmótica. Isso devido a nevoa salina presente na região, que provoca um comportamento mais coeso entre eles e diminuindo o processo erosivo. Os modelos existentes para explicar a erosão eólica se baseiam em dados que incluem a força de arrasto do vento, a força de suspensão aerodinâmica, a força coesiva entre as partículas e a rugosidade da superfície. Por isso, este estudo foi baseado na resistência ao cisalhamento dos sedimentos. Foram definidos os parâmetros de resistência ao cisalhamento, ângulo de atrito e coesão dos sedimentos, a partir de ensaios com e sem sal. Além disso, foi analisado o ângulo de colapso em testes de inclinação realizados em amostras sem a presença de sal e com a presença de sal, sendo que as amostras com sal possuem um ângulo de colapso maior que as amostras sem a presença de sal. Esse processo está associado à sucção osmótica e à resistência ao cisalhamento da mesma. Sendo assim, o sal possui uma grande influência no transporte de sedimentos da região podendo diminuir tal processo em regiões com névoa salina e regime de chuvas favorável.
id UFRJ_53082ccd511e22c6b481a0d902b5d2b2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4368
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do PeróSalinidadeDunasTransporte de sedimentosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAO presente trabalho visa compreender melhor o quanto o sal no afeta o transporte de sedimentos da região. A região estudada, no Município de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro, sofre com tal processo de erosão que está associado ao regime de ventos e chuvas que agrava tal processo erosivo, e para melhor compreende-los foram realizados diversos ensaios em laboratório como granulometria, teste de sucção osmótica, cisalhamento direto e inclinação. Os sedimentos caracterizados como finos presentes na região sofrem uma grande ação da sucção osmótica. Isso devido a nevoa salina presente na região, que provoca um comportamento mais coeso entre eles e diminuindo o processo erosivo. Os modelos existentes para explicar a erosão eólica se baseiam em dados que incluem a força de arrasto do vento, a força de suspensão aerodinâmica, a força coesiva entre as partículas e a rugosidade da superfície. Por isso, este estudo foi baseado na resistência ao cisalhamento dos sedimentos. Foram definidos os parâmetros de resistência ao cisalhamento, ângulo de atrito e coesão dos sedimentos, a partir de ensaios com e sem sal. Além disso, foi analisado o ângulo de colapso em testes de inclinação realizados em amostras sem a presença de sal e com a presença de sal, sendo que as amostras com sal possuem um ângulo de colapso maior que as amostras sem a presença de sal. Esse processo está associado à sucção osmótica e à resistência ao cisalhamento da mesma. Sendo assim, o sal possui uma grande influência no transporte de sedimentos da região podendo diminuir tal processo em regiões com névoa salina e regime de chuvas favorável.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJBorges, Andrea Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1028222523174508http://lattes.cnpq.br/3873206190570968Barroso, Emilio Vellosohttp://lattes.cnpq.br/9087393649043159Polivanov, Helenahttp://lattes.cnpq.br/5585486490281012Machado, Wander de Araújo2018-07-24T13:59:06Z2023-12-21T03:03:22Z2010-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4368Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
title A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
spellingShingle A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
Machado, Wander de Araújo
Salinidade
Dunas
Transporte de sedimentos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
title_full A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
title_fullStr A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
title_full_unstemmed A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
title_sort A influência da salinidade no transporte de sedimentos das dunas do Peró
author Machado, Wander de Araújo
author_facet Machado, Wander de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Andrea Ferreira
http://lattes.cnpq.br/1028222523174508
http://lattes.cnpq.br/3873206190570968
Barroso, Emilio Velloso
http://lattes.cnpq.br/9087393649043159
Polivanov, Helena
http://lattes.cnpq.br/5585486490281012
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Wander de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Salinidade
Dunas
Transporte de sedimentos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Salinidade
Dunas
Transporte de sedimentos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description O presente trabalho visa compreender melhor o quanto o sal no afeta o transporte de sedimentos da região. A região estudada, no Município de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro, sofre com tal processo de erosão que está associado ao regime de ventos e chuvas que agrava tal processo erosivo, e para melhor compreende-los foram realizados diversos ensaios em laboratório como granulometria, teste de sucção osmótica, cisalhamento direto e inclinação. Os sedimentos caracterizados como finos presentes na região sofrem uma grande ação da sucção osmótica. Isso devido a nevoa salina presente na região, que provoca um comportamento mais coeso entre eles e diminuindo o processo erosivo. Os modelos existentes para explicar a erosão eólica se baseiam em dados que incluem a força de arrasto do vento, a força de suspensão aerodinâmica, a força coesiva entre as partículas e a rugosidade da superfície. Por isso, este estudo foi baseado na resistência ao cisalhamento dos sedimentos. Foram definidos os parâmetros de resistência ao cisalhamento, ângulo de atrito e coesão dos sedimentos, a partir de ensaios com e sem sal. Além disso, foi analisado o ângulo de colapso em testes de inclinação realizados em amostras sem a presença de sal e com a presença de sal, sendo que as amostras com sal possuem um ângulo de colapso maior que as amostras sem a presença de sal. Esse processo está associado à sucção osmótica e à resistência ao cisalhamento da mesma. Sendo assim, o sal possui uma grande influência no transporte de sedimentos da região podendo diminuir tal processo em regiões com névoa salina e regime de chuvas favorável.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08
2018-07-24T13:59:06Z
2023-12-21T03:03:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4368
url http://hdl.handle.net/11422/4368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455974974029824