Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diego Pinto de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18154
Resumo: Neste trabalho foi avaliada a qualidade da imagem em juntas soldadas do aço inoxidável super duplex 2507 (UNS S32570) utilizando a radiografia digital. A técnica foi avaliada segundo a norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, considerando como parâmetros de qualidade a Sensibilidade ao Contraste (CS), Resolução Espacial Básica (BSR) e Relação Sinal-Ruído Normalizada (SNRN). Foram utilizados dois corpos de prova que consistem em chapas soldadas de aço super duplex 2507. Em cada uma das amostras contendo a solda longitudinal sem a presença de defeitos, foram criadas regiões com grupo de descontinuidades. As amostras foram ensaiadas no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foram executados ensaios adiográficos com a aplicação da técnica de radiografia digital direta, utilizando um detector plano (Flat Panel). Foram obtidas imagens para diferentes tensões e diferentes números de frames (quadros), e então os dados foram analisados para que se verificasse o atendimento aos requisitos da norma. Após a análise dos resultados adquiridos, pode-se constatar que a radiografia digital direta atende adequadamente às exigências da norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, e assim pode ser utilizada para a inspeção de tubos para gasodutos e oleodutos, terrestres e marítimos construídos em aço super duplex 2507. O uso da radiografia digital direta para aços super duplex traz como principais vantagens a exibição em tempo real, armazenamento integrado, benefícios de sensibilidade, redução dos tempos de ciclo de inspeção e das doses recebidas, melhorias, em termos de meio ambiente, radioproteção e aspectos da saúde e segurança.
id UFRJ_5338cfde23430bb04c7d9ce4b077053d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18154
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digitalImage quality evaluation in super duplex steel using digital radiographyProcesso RadiográficoRadiografia Digital DiretaImagem DigitalAços Inoxidáveis DuplexCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICANeste trabalho foi avaliada a qualidade da imagem em juntas soldadas do aço inoxidável super duplex 2507 (UNS S32570) utilizando a radiografia digital. A técnica foi avaliada segundo a norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, considerando como parâmetros de qualidade a Sensibilidade ao Contraste (CS), Resolução Espacial Básica (BSR) e Relação Sinal-Ruído Normalizada (SNRN). Foram utilizados dois corpos de prova que consistem em chapas soldadas de aço super duplex 2507. Em cada uma das amostras contendo a solda longitudinal sem a presença de defeitos, foram criadas regiões com grupo de descontinuidades. As amostras foram ensaiadas no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foram executados ensaios adiográficos com a aplicação da técnica de radiografia digital direta, utilizando um detector plano (Flat Panel). Foram obtidas imagens para diferentes tensões e diferentes números de frames (quadros), e então os dados foram analisados para que se verificasse o atendimento aos requisitos da norma. Após a análise dos resultados adquiridos, pode-se constatar que a radiografia digital direta atende adequadamente às exigências da norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, e assim pode ser utilizada para a inspeção de tubos para gasodutos e oleodutos, terrestres e marítimos construídos em aço super duplex 2507. O uso da radiografia digital direta para aços super duplex traz como principais vantagens a exibição em tempo real, armazenamento integrado, benefícios de sensibilidade, redução dos tempos de ciclo de inspeção e das doses recebidas, melhorias, em termos de meio ambiente, radioproteção e aspectos da saúde e segurança.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJRibeiro, Gabriela Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3243313265625272Oliveira, Davi Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6571271495588914Pereira, Luiz CarlosMacahdo, Alessandra SilveiraSantos, Diego Pinto de Almeida2022-08-05T02:23:26Z2023-12-21T03:00:21Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18154Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
Image quality evaluation in super duplex steel using digital radiography
title Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
spellingShingle Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
Santos, Diego Pinto de Almeida
Processo Radiográfico
Radiografia Digital Direta
Imagem Digital
Aços Inoxidáveis Duplex
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
title_full Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
title_fullStr Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
title_sort Avaliação da qualidade da imagem em aço super duplex utilizando radiografia digital
author Santos, Diego Pinto de Almeida
author_facet Santos, Diego Pinto de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Gabriela Pereira
http://lattes.cnpq.br/3243313265625272
Oliveira, Davi Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/6571271495588914
Pereira, Luiz Carlos
Macahdo, Alessandra Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diego Pinto de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Radiográfico
Radiografia Digital Direta
Imagem Digital
Aços Inoxidáveis Duplex
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic Processo Radiográfico
Radiografia Digital Direta
Imagem Digital
Aços Inoxidáveis Duplex
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description Neste trabalho foi avaliada a qualidade da imagem em juntas soldadas do aço inoxidável super duplex 2507 (UNS S32570) utilizando a radiografia digital. A técnica foi avaliada segundo a norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, considerando como parâmetros de qualidade a Sensibilidade ao Contraste (CS), Resolução Espacial Básica (BSR) e Relação Sinal-Ruído Normalizada (SNRN). Foram utilizados dois corpos de prova que consistem em chapas soldadas de aço super duplex 2507. Em cada uma das amostras contendo a solda longitudinal sem a presença de defeitos, foram criadas regiões com grupo de descontinuidades. As amostras foram ensaiadas no Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foram executados ensaios adiográficos com a aplicação da técnica de radiografia digital direta, utilizando um detector plano (Flat Panel). Foram obtidas imagens para diferentes tensões e diferentes números de frames (quadros), e então os dados foram analisados para que se verificasse o atendimento aos requisitos da norma. Após a análise dos resultados adquiridos, pode-se constatar que a radiografia digital direta atende adequadamente às exigências da norma ISO/FDIS 17636-2, classe A, e assim pode ser utilizada para a inspeção de tubos para gasodutos e oleodutos, terrestres e marítimos construídos em aço super duplex 2507. O uso da radiografia digital direta para aços super duplex traz como principais vantagens a exibição em tempo real, armazenamento integrado, benefícios de sensibilidade, redução dos tempos de ciclo de inspeção e das doses recebidas, melhorias, em termos de meio ambiente, radioproteção e aspectos da saúde e segurança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2022-08-05T02:23:26Z
2023-12-21T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18154
url http://hdl.handle.net/11422/18154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018467913728