Método de avaliação de pavimentos aeroportuários aplicação a um aeródromo militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9564 |
Resumo: | A necessidade de ter métodos de avaliação de pavimentos surge à medida que se deseja saber a condição do pavimento em um determinado instante para poder concluir se este tem vida útil restante ou precisa de alguma intervenção. Para isso são avaliados no mesmo trecho, de tempos em tempos, os aspectos estruturais e funcionais. Com os dados dessas avaliações alimentando um modelo de previsão de desempenho, previamente calibrado para o pavimento, fica possível traçar, ao longo do tempo, uma curva de desempenho que permite a estimativa de um valor de serventia futuro. Com essa estimativa, pode-se programar intervenções de manutenção e restauração de forma a otimizar os recursos disponíveis mantendo os níveis de serventia do pavimento superiores ao mínimo aceitável, além de garantir a vida útil. Neste trabalho, como aplicação destes conceitos, faz-se a análise da condição superficial do pavimento de um aeródromo militar pelos aspectos funcionais. A avaliação foi feita conforme o método PCI (Pavement Condition Index) pelo qual, após inspeção visual, é feita uma divisão do trecho em seções e são atribuídas pontuações de acordo com o tipo de severidade e densidade dos defeitos apresentados. Conclui-se estimando algumas curvas de desempenho aproveitando-se o banco de dados de outras avaliações já realizadas nos mesmos segmentos deste aeródromo, elaborando, em nível de rede, políticas de manutenção e restauração e um ranking de priorização dos projetos de M&R recomendados para as seções de pavimento do aeródromo deste estudo. |
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