O GTDN e a SUDENE de Furtado no desenvolvimento econômico do Nordeste: concepção e realidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1718 |
Resumo: | Analisa os fatores que levaram à criação do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a década de 1950 e compara os objetivos presentes no Relatório do GTDN para a transformação da economia nordestina, elaborados e defendidos por Celso Furtado, com as ações efetivas tomadas pelo Governo Federal tanto no setor industrial, quanto no agrícola durante as décadas de 1960 a 1980. Para isso, é feito um estudo sobre o mecanismo de crédito fiscal do Artigo 34/18 da SUDENE para estimular o investimento industrial no Nordeste, bem como os resultados alcançados por ele. Ademais, também são estudados os programas de desenvolvimento rural criados a partir da década de 1970 e os desfechos dos mesmos a fim de compará-los com as ações que foram sugeridas no Plano de Ação do GTDN. A conclusão final é que o Golpe Militar de 1964 limitou o poder de ação da SUDENE e tanto o Artigo 34/18, como os programas de desenvolvimento rural representaram um modelo de modernização conservadora, afastando-se do projeto original reformista proposto por Furtado e pelo GTDN e apresentando resultados aquém do esperado para a superação das dificuldades estruturais enfrentadas pela economia nordestina e de sua vulnerabilidade em relação às secas. |
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O GTDN e a SUDENE de Furtado no desenvolvimento econômico do Nordeste: concepção e realidadeSuperintendência do Desenvolvimento do NordesteBrasilDesenvolvimento econômicoIndustrializaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAAnalisa os fatores que levaram à criação do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a década de 1950 e compara os objetivos presentes no Relatório do GTDN para a transformação da economia nordestina, elaborados e defendidos por Celso Furtado, com as ações efetivas tomadas pelo Governo Federal tanto no setor industrial, quanto no agrícola durante as décadas de 1960 a 1980. Para isso, é feito um estudo sobre o mecanismo de crédito fiscal do Artigo 34/18 da SUDENE para estimular o investimento industrial no Nordeste, bem como os resultados alcançados por ele. Ademais, também são estudados os programas de desenvolvimento rural criados a partir da década de 1970 e os desfechos dos mesmos a fim de compará-los com as ações que foram sugeridas no Plano de Ação do GTDN. A conclusão final é que o Golpe Militar de 1964 limitou o poder de ação da SUDENE e tanto o Artigo 34/18, como os programas de desenvolvimento rural representaram um modelo de modernização conservadora, afastando-se do projeto original reformista proposto por Furtado e pelo GTDN e apresentando resultados aquém do esperado para a superação das dificuldades estruturais enfrentadas pela economia nordestina e de sua vulnerabilidade em relação às secas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJCarvalho, René Louis dehttp://lattes.cnpq.br/8330570199989805Novaes, José RobertoHomsy, Nelson ChalfunToledo, Pedro Henrique Vieira Martins2017-04-04T19:43:33Z2023-12-21T03:02:56Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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