Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Augusto Martins Savietto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/769
Resumo: Inicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático.
id UFRJ_56a862dc4ae9a6e6d108382d2abdf79a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/769
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project ChanologyMídias sociaisCiberculturaRedes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAntoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Gomes, Fernanda de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4190661838011882Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Barbosa, Augusto Martins Savietto2016-09-13T14:38:42Z2023-12-21T03:03:02Z2010-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSAVIETTO, Augusto. Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/769Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
title Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
spellingShingle Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
Barbosa, Augusto Martins Savietto
Mídias sociais
Cibercultura
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
title_full Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
title_fullStr Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
title_full_unstemmed Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
title_sort Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
author Barbosa, Augusto Martins Savietto
author_facet Barbosa, Augusto Martins Savietto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antoun, Henrique
http://lattes.cnpq.br/2895734067067136
Gomes, Fernanda de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4190661838011882
Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Augusto Martins Savietto
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Cibercultura
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Mídias sociais
Cibercultura
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Inicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-22
2016-09-13T14:38:42Z
2023-12-21T03:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVIETTO, Augusto. Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
http://hdl.handle.net/11422/769
identifier_str_mv SAVIETTO, Augusto. Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://hdl.handle.net/11422/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954416697344