Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/769 |
Resumo: | Inicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático. |
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Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project ChanologyMídias sociaisCiberculturaRedes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInicialmente, define os principais aspectos das formas de comunicação mediadas pelo computador que dependem da estrutura descentralizada das redes sociais para mediar as trocas entre usuários no ciberespaço, para então analisar a questão da formação de identidades em comunidades virtuais como os sites de redes sociais, que também são descritos em maior profundidade. Como os indivíduos são forçados a se expressar na internet e a repercussão desta dinâmica são investigadas nesta seção. A seguir, delimita o cenário no qual se insere a subcultura dos imageboards tendo o 4chan como principal exemplo contrário aos sites de redes sociais por se configurar um ambiente anônimo, e exprime suas principais características, dados relevantes e informações relativas ao surgimento de Anonymous. Após a explicação dos eventos que compreenderam o Project Chanology e uma breve descrição da Igreja da Cientologia, uma análise mais detalhada do conceito de ciberativismo busca estabelecer as bases para a proposta dos argumentos que se sucederão. Introduz-se em seguida a teoria do superávit cognitivo proposta por Clay Shirky para a interpretação de movimentos coletivos colaborativos organizados na internet, além de apresentar uma possível releitura do processo de produção e difusão de informação na rede. Por fim, conclui ao propor uma relação entre o Project Chanology e o excedente mobilizador de capacidade intelectual presente nos usuários da web, ressaltando o caráter ativo de participação destes no novo cenário midiático.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAntoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Gomes, Fernanda de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4190661838011882Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Barbosa, Augusto Martins Savietto2016-09-13T14:38:42Z2023-12-21T03:03:02Z2010-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSAVIETTO, Augusto. Ciberativismo como superávit cognitivo: um estudo de caso do 4chan e do Project Chanology. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/769Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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