A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Carla Marques
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1482
Resumo: No momento histórico em que países latino-americanos investem na aproximação Sul - Sul sem o intermédio do Norte, o presidente venezuelano Hugo Chávez se apresenta como um dos principais porta-vozes da pretendida integração regional. As investidas de Chávez acabam por lançar alguma sombra na autoproclamada liderança brasileira na América Latina. A Venezuela, até então pouca assediada pela mídia, passa a ocupar páginas e mais páginas da imprensa, a reboque da imagem considerada polêmica do seu atual presidente. Jogos de cena, frases de efeito, fofocas, bate-bocas e excentricidade dominam o noticiário do jornal O Globo e começam a formar o discurso sobre a Venezuela de Chávez ou Chávez da Venezuela. Neste trabalho, a análise das reportagens se inicia no ano de 2002, às vésperas da tentativa de golpe de Estado contra o venezuelano, e segue até 2006. A discussão é embasada pelos conceitos de discurso, poder, ideologia, hegemonia e intertextualidade. A idéia do jornalismo como entretenimento também é abordada, assim como a possibilidade de as agências internacionais produzirem o efeito de “telefone sem fio” no noticiário.
id UFRJ_570b6249708ec390c208e8e8b2bfe5d3
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1482
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O GloboImagemJornalIdentidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAONo momento histórico em que países latino-americanos investem na aproximação Sul - Sul sem o intermédio do Norte, o presidente venezuelano Hugo Chávez se apresenta como um dos principais porta-vozes da pretendida integração regional. As investidas de Chávez acabam por lançar alguma sombra na autoproclamada liderança brasileira na América Latina. A Venezuela, até então pouca assediada pela mídia, passa a ocupar páginas e mais páginas da imprensa, a reboque da imagem considerada polêmica do seu atual presidente. Jogos de cena, frases de efeito, fofocas, bate-bocas e excentricidade dominam o noticiário do jornal O Globo e começam a formar o discurso sobre a Venezuela de Chávez ou Chávez da Venezuela. Neste trabalho, a análise das reportagens se inicia no ano de 2002, às vésperas da tentativa de golpe de Estado contra o venezuelano, e segue até 2006. A discussão é embasada pelos conceitos de discurso, poder, ideologia, hegemonia e intertextualidade. A idéia do jornalismo como entretenimento também é abordada, assim como a possibilidade de as agências internacionais produzirem o efeito de “telefone sem fio” no noticiário.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFreire Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Pinto, Milton Joséhttp://lattes.cnpq.br/8346143179360768Coutinho, Eduardo Granjahttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001Pimenta, Carla Marques2017-02-22T19:19:08Z2023-12-21T03:02:42Z2006-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPIMENTA, Carla Marques. A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo. 2006. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/1482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1482Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
title A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
spellingShingle A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
Pimenta, Carla Marques
Imagem
Jornal
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
title_full A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
title_fullStr A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
title_full_unstemmed A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
title_sort A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo
author Pimenta, Carla Marques
author_facet Pimenta, Carla Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire Filho, João
http://lattes.cnpq.br/6936704860361247
Pinto, Milton José
http://lattes.cnpq.br/8346143179360768
Coutinho, Eduardo Granja
http://lattes.cnpq.br/2650649315934001
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Carla Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Jornal
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Imagem
Jornal
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description No momento histórico em que países latino-americanos investem na aproximação Sul - Sul sem o intermédio do Norte, o presidente venezuelano Hugo Chávez se apresenta como um dos principais porta-vozes da pretendida integração regional. As investidas de Chávez acabam por lançar alguma sombra na autoproclamada liderança brasileira na América Latina. A Venezuela, até então pouca assediada pela mídia, passa a ocupar páginas e mais páginas da imprensa, a reboque da imagem considerada polêmica do seu atual presidente. Jogos de cena, frases de efeito, fofocas, bate-bocas e excentricidade dominam o noticiário do jornal O Globo e começam a formar o discurso sobre a Venezuela de Chávez ou Chávez da Venezuela. Neste trabalho, a análise das reportagens se inicia no ano de 2002, às vésperas da tentativa de golpe de Estado contra o venezuelano, e segue até 2006. A discussão é embasada pelos conceitos de discurso, poder, ideologia, hegemonia e intertextualidade. A idéia do jornalismo como entretenimento também é abordada, assim como a possibilidade de as agências internacionais produzirem o efeito de “telefone sem fio” no noticiário.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-29
2017-02-22T19:19:08Z
2023-12-21T03:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Carla Marques. A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo. 2006. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
http://hdl.handle.net/11422/1482
identifier_str_mv PIMENTA, Carla Marques. A construção da imagem de Hugo Chávez no jornal O Globo. 2006. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
url http://hdl.handle.net/11422/1482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956708884480