O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2006
Resumo: Retrata como o crowdfunding tem sido utilizado no jornalismo brasileiro, para tentar entender se ele pode ser encarado como um método de financiamento alternativo, no contexto do desmonte do modelo de negócios da imprensa tradicional. Além de apresentar a origem do crowdfunding e as suas principais aplicações, serão relatadas algumas das iniciativas mais significativas realizadas no jornalismo. Também será realizado um estudo de caso sobre a “Agência Pública”, uma das referências em financiamento coletivo no Brasil, por ter realizado duas das campanhas mais bem-sucedidas do país. Uma análise será feita sobre de que forma o crowdfunding se insere no modelo de negócios da “Pública”, para testar sua viabilidade futura no jornalismo.
id UFRJ_579399d8fd32f47f09c042d92b010063
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2006
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Faria, Daniel Sá Fortes Gullino dehttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Fernandez Júnior, Fernando Ewerton2017-05-16T17:52:46Z2023-11-30T03:00:29Z2016-12-07FARIA, Daniel Sá Fortes Gullino. O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2006Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-04-06T19:48:30Z No. of bitstreams: 1 DFaria.pdf: 779663 bytes, checksum: a2bffcd183d4dd1b10b27a1a33541676 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-16T17:52:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DFaria.pdf: 779663 bytes, checksum: a2bffcd183d4dd1b10b27a1a33541676 (MD5) Previous issue date: 2016-12-07Retrata como o crowdfunding tem sido utilizado no jornalismo brasileiro, para tentar entender se ele pode ser encarado como um método de financiamento alternativo, no contexto do desmonte do modelo de negócios da imprensa tradicional. Além de apresentar a origem do crowdfunding e as suas principais aplicações, serão relatadas algumas das iniciativas mais significativas realizadas no jornalismo. Também será realizado um estudo de caso sobre a “Agência Pública”, uma das referências em financiamento coletivo no Brasil, por ter realizado duas das campanhas mais bem-sucedidas do país. Uma análise será feita sobre de que forma o crowdfunding se insere no modelo de negócios da “Pública”, para testar sua viabilidade futura no jornalismo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismoInternetFinanciamento coletivoCrowdfundingO crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDFaria.pdfDFaria.pdfapplication/pdf779663http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/1/DFaria.pdfa2bffcd183d4dd1b10b27a1a33541676MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTDFaria.pdf.txtDFaria.pdf.txtExtracted texttext/plain151464http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/3/DFaria.pdf.txte8dc60c82652d466adeb8fb20ab350bdMD5311422/20062023-11-30 00:00:29.375oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
title O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
spellingShingle O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Jornalismo
Internet
Financiamento coletivo
Crowdfunding
title_short O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
title_full O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
title_fullStr O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
title_full_unstemmed O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
title_sort O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
author Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
author_facet Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7356730160050199
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
contributor_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
Refkalefsky, Eduardo
Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Jornalismo
Internet
Financiamento coletivo
Crowdfunding
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Internet
Financiamento coletivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Crowdfunding
description Retrata como o crowdfunding tem sido utilizado no jornalismo brasileiro, para tentar entender se ele pode ser encarado como um método de financiamento alternativo, no contexto do desmonte do modelo de negócios da imprensa tradicional. Além de apresentar a origem do crowdfunding e as suas principais aplicações, serão relatadas algumas das iniciativas mais significativas realizadas no jornalismo. Também será realizado um estudo de caso sobre a “Agência Pública”, uma das referências em financiamento coletivo no Brasil, por ter realizado duas das campanhas mais bem-sucedidas do país. Uma análise será feita sobre de que forma o crowdfunding se insere no modelo de negócios da “Pública”, para testar sua viabilidade futura no jornalismo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T17:52:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Daniel Sá Fortes Gullino. O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2006
identifier_str_mv FARIA, Daniel Sá Fortes Gullino. O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/2006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/1/DFaria.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2006/3/DFaria.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2bffcd183d4dd1b10b27a1a33541676
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
e8dc60c82652d466adeb8fb20ab350bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097086240718848