Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6941 |
Resumo: | A experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais. |
id |
UFRJ_59e0b83a081c31f9a65df992126e7308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6941 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de químicaEnsino de químicaKit de experimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTakase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051http://lattes.cnpq.br/9193792103941657Turci, Cássia Curanhttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084Marques, Marlice Aparecida Sipolihttp://lattes.cnpq.br/5080824351824365Teixeira Júnior, Walter José2019-04-03T15:36:15Z2023-12-21T03:01:33Z2013-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
title |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
spellingShingle |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química Teixeira Júnior, Walter José Ensino de química Kit de experimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
title_full |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
title_fullStr |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
title_sort |
Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química |
author |
Teixeira Júnior, Walter José |
author_facet |
Teixeira Júnior, Walter José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Takase, Iracema http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 http://lattes.cnpq.br/9193792103941657 Turci, Cássia Curan http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 Marques, Marlice Aparecida Sipoli http://lattes.cnpq.br/5080824351824365 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Júnior, Walter José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Kit de experimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ensino de química Kit de experimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
A experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-08 2019-04-03T15:36:15Z 2023-12-21T03:01:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6941 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455982681063424 |