Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Júnior, Walter José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6941
Resumo: A experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais.
id UFRJ_59e0b83a081c31f9a65df992126e7308
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6941
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de químicaEnsino de químicaKit de experimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTakase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051http://lattes.cnpq.br/9193792103941657Turci, Cássia Curanhttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084Marques, Marlice Aparecida Sipolihttp://lattes.cnpq.br/5080824351824365Teixeira Júnior, Walter José2019-04-03T15:36:15Z2023-12-21T03:01:33Z2013-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
title Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
spellingShingle Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
Teixeira Júnior, Walter José
Ensino de química
Kit de experimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
title_full Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
title_fullStr Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
title_full_unstemmed Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
title_sort Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química
author Teixeira Júnior, Walter José
author_facet Teixeira Júnior, Walter José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takase, Iracema
http://lattes.cnpq.br/2649970541946051
http://lattes.cnpq.br/9193792103941657
Turci, Cássia Curan
http://lattes.cnpq.br/1296702009754084
Marques, Marlice Aparecida Sipoli
http://lattes.cnpq.br/5080824351824365
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Júnior, Walter José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Kit de experimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de química
Kit de experimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description A experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-08
2019-04-03T15:36:15Z
2023-12-21T03:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6941
url http://hdl.handle.net/11422/6941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455982681063424