Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18449
Resumo: O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.
id UFRJ_5bedee1e89f9d581602f4e68d3c0ebaa
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18449
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médioEnsinoAprendizagemEnsino médioLiteratura periféricaLiteratura marginalLiteratura brasileiraContos brasileirosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJPatrocínio, Paulo Roberto Tonani dohttp://lattes.cnpq.br/8270680328878654Santos, Bruno Silva dos2022-08-28T00:53:52Z2023-12-21T03:09:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18449Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
title Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
spellingShingle Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
Santos, Bruno Silva dos
Ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Literatura periférica
Literatura marginal
Literatura brasileira
Contos brasileiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
title_full Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
title_fullStr Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
title_sort Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
author Santos, Bruno Silva dos
author_facet Santos, Bruno Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
http://lattes.cnpq.br/8270680328878654
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Literatura periférica
Literatura marginal
Literatura brasileira
Contos brasileiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Literatura periférica
Literatura marginal
Literatura brasileira
Contos brasileiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-28T00:53:52Z
2022
2023-12-21T03:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18449
url http://hdl.handle.net/11422/18449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456035887906816