Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18449 |
Resumo: | O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula. |
id |
UFRJ_5bedee1e89f9d581602f4e68d3c0ebaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18449 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médioEnsinoAprendizagemEnsino médioLiteratura periféricaLiteratura marginalLiteratura brasileiraContos brasileirosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJPatrocínio, Paulo Roberto Tonani dohttp://lattes.cnpq.br/8270680328878654Santos, Bruno Silva dos2022-08-28T00:53:52Z2023-12-21T03:09:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18449Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
title |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
spellingShingle |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio Santos, Bruno Silva dos Ensino Aprendizagem Ensino médio Literatura periférica Literatura marginal Literatura brasileira Contos brasileiros CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
title_full |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
title_fullStr |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
title_sort |
Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio |
author |
Santos, Bruno Silva dos |
author_facet |
Santos, Bruno Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do http://lattes.cnpq.br/8270680328878654 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruno Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Ensino médio Literatura periférica Literatura marginal Literatura brasileira Contos brasileiros CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Ensino Aprendizagem Ensino médio Literatura periférica Literatura marginal Literatura brasileira Contos brasileiros CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-28T00:53:52Z 2022 2023-12-21T03:09:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18449 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456035887906816 |