Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iglesias, Amanda Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17159
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de estudar o magnetismo das ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição para aplicação em biomedicina. Por apresentar excelentes propriedades magnéticas e uma excelente biocompatibilidade tornou-se alvo de estudos recentes. Uma das dificuldades encontradas de se produzir esta liga por eletrodeposição é devido ao efeito causado na superfície da amostra pela decomposção da água que é acelerada pela presença da platina. Com o objetivo de minimizar o fenômeno da evolução do hidrogênio que ocorre de forma concomitante com o depósito do ferro, resultando em crateras na superfície do depósito, deixando as propriedades magnéticas da liga bastante comprometidas, a busca por novos procedimentos se fez necessária, recentemente G. Zangariet al desenvolveu um procedimento no qual o ferro e a platina são complexados antes da realização do depósito. Com esse procedimento tornou-se possível obter filmes com uma quantidade mínima de defeitos bem como de oxigênio. Baseado neste novo procedimento as ligas de Fe-Pt foram produzidas através da técnica de eletrodeposição e suas propriedades magnéticas, a caracterização topológica e caracterização estrutural foram analisadas por SQUID, MOKE, MEV,AFM e DRX respectivamente no trabalho em questão.
id UFRJ_5d13d890d4c1ebe189d7c7b2af92cbc0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17159
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposiçãoFe-Pt alloys produced by electrodepositioneletrodeposiçãomagnetismoligas de Fe-PtCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAO presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de estudar o magnetismo das ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição para aplicação em biomedicina. Por apresentar excelentes propriedades magnéticas e uma excelente biocompatibilidade tornou-se alvo de estudos recentes. Uma das dificuldades encontradas de se produzir esta liga por eletrodeposição é devido ao efeito causado na superfície da amostra pela decomposção da água que é acelerada pela presença da platina. Com o objetivo de minimizar o fenômeno da evolução do hidrogênio que ocorre de forma concomitante com o depósito do ferro, resultando em crateras na superfície do depósito, deixando as propriedades magnéticas da liga bastante comprometidas, a busca por novos procedimentos se fez necessária, recentemente G. Zangariet al desenvolveu um procedimento no qual o ferro e a platina são complexados antes da realização do depósito. Com esse procedimento tornou-se possível obter filmes com uma quantidade mínima de defeitos bem como de oxigênio. Baseado neste novo procedimento as ligas de Fe-Pt foram produzidas através da técnica de eletrodeposição e suas propriedades magnéticas, a caracterização topológica e caracterização estrutural foram analisadas por SQUID, MOKE, MEV,AFM e DRX respectivamente no trabalho em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJSimão, Renata Antounhttp://lattes.cnpq.br/7450433597868881Barthem, Vitoria Maria Tupinambá Souzahttp://lattes.cnpq.br/9631993356124452Dutra, Achilles Junqueira BourdotIglesias, Amanda Almeida2022-06-13T18:24:18Z2023-12-21T03:08:53Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17159Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
Fe-Pt alloys produced by electrodeposition
title Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
spellingShingle Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
Iglesias, Amanda Almeida
eletrodeposição
magnetismo
ligas de Fe-Pt
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
title_full Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
title_fullStr Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
title_full_unstemmed Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
title_sort Ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição
author Iglesias, Amanda Almeida
author_facet Iglesias, Amanda Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Renata Antoun
http://lattes.cnpq.br/7450433597868881
Barthem, Vitoria Maria Tupinambá Souza
http://lattes.cnpq.br/9631993356124452
Dutra, Achilles Junqueira Bourdot
dc.contributor.author.fl_str_mv Iglesias, Amanda Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv eletrodeposição
magnetismo
ligas de Fe-Pt
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic eletrodeposição
magnetismo
ligas de Fe-Pt
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de estudar o magnetismo das ligas de Fe-Pt produzidas por eletrodeposição para aplicação em biomedicina. Por apresentar excelentes propriedades magnéticas e uma excelente biocompatibilidade tornou-se alvo de estudos recentes. Uma das dificuldades encontradas de se produzir esta liga por eletrodeposição é devido ao efeito causado na superfície da amostra pela decomposção da água que é acelerada pela presença da platina. Com o objetivo de minimizar o fenômeno da evolução do hidrogênio que ocorre de forma concomitante com o depósito do ferro, resultando em crateras na superfície do depósito, deixando as propriedades magnéticas da liga bastante comprometidas, a busca por novos procedimentos se fez necessária, recentemente G. Zangariet al desenvolveu um procedimento no qual o ferro e a platina são complexados antes da realização do depósito. Com esse procedimento tornou-se possível obter filmes com uma quantidade mínima de defeitos bem como de oxigênio. Baseado neste novo procedimento as ligas de Fe-Pt foram produzidas através da técnica de eletrodeposição e suas propriedades magnéticas, a caracterização topológica e caracterização estrutural foram analisadas por SQUID, MOKE, MEV,AFM e DRX respectivamente no trabalho em questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2022-06-13T18:24:18Z
2023-12-21T03:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/17159
url http://hdl.handle.net/11422/17159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456016687431680