LTE: estudo da estimação de canal em um cenário multiusuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7622 |
Resumo: | O LTE (Long Term Evolution) é um sistema de comunicações móveis que foi desenvolvido recentemente pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project). Seus desenvolvedores tiveram como objetivo possibilitar maiores taxas de transmissão para suprir a crescente demanda do mercado de comunicações móveis. O LTE é uma evolução do sistema UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), sistema este que foi desenvolvido na Europa e foi adotado por diversos países, inclusive o Brasil. Neste projeto foi feito um estudo sobre a interferência entre os usuários do sistema LTE. Para tal, foi utilizado um simulador da camada física do sistema LTE que havia sido desenvolvido em um projeto anterior. Esse simulador foi atualizado no presente projeto para que ficasse em conformidade com as especificações atuais do LTE. A atualização do simulador exigiu o estudo sobre o funcionamento tanto da versão anterior do simulador quanto do sistema LTE. O foco deste projeto são as transmissões na camada física do sistema LTE. A camada física do sistema LTE é dividida nos canais de downlink e uplink. As implementações realizadas neste projeto dizem respeito somente ao uplink do sistema,por isso, neste projeto é dada maior ênfase ao uplink. As novas sequências de referência do sistema LTE, utilizadas na estimação de canal do uplink do sistema, também são apresentadas neste projeto.É abordada uma maneira de utilizar essas sequências de referência para fazer a estimação de canal em cenários multiusuários de forma que a interferência entre os usuários da rede não piore significativamente a qualidade dessa estimação de canal.Por fim, uma breve descrição do simulador é feita e os resultados mostrando a melhora na qualidade da estimação de canal ao utilizar as novas sequências de referência são apresentados e discutidos. |
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