Desafios do crowdsourcing e do prosumption

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ingrid Tchao
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16126
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os maiores desafios enfrentados por um empreendimento que tem como base o crowdsourcing e o prosumption em seu modelo de negócio, utilizando o estudo de caso do Lecionas, que é uma startup do setor de educação. Para tanto, são apresentados conceitos de crowdsourcing, prosumption, empreendedorismo, startup e também o cenário do setor de educação no Brasil, visando demonstrar a interação entre esses aspectos – que auxiliarão na compreensão do caso –, suas respectivas importâncias no contexto econômico e social e também seus problemas e desafios. Foram realizadas entrevistas com o CEO da empresa Lecionas e com três professores parceiros. Foi possível constatar que o fato de a pesquisadora ser também funcionária da empresa pode ter gerado certa tendência na coleta e análise dos dados. Além disso, concluiu-se que o modelo de crowdsourcing é realmente interessante para fins de barateamento dos custos do empregador, apesar de poder trazer consigo outros desafios. Também foi possível constatar que só haverá a classificação de prosumption no negócio analisado se a classe dos professores for considerada como um stakeholder, e não individualmente, pois nem todo professor se enquadrará na categoria de "autor e usuário", simultaneamente.
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