Análise situacional da extensão universitária do curso de farmácia UFRJ-Macaé: relato de experiência na extensão universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11469 |
Resumo: | A atividade de extensão tem o privilégio de integrar ensino, pesquisa e extensão como processo acadêmico, além do modo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que proporciona a interação ativa entre universidade e sociedade. A extensão universitária tem uma importância grandiosa tendo em vista que revela um novo modo de ação através de uma postura de organização e intervenção, privilegiando a comunidade e o ambiente acadêmico com a troca de conhecimentos, além de oferecer ideias e novas possibilidades de inovação através da participação de diversos atores na construção de modos de organização e cidadania. Tendo em vista a preocupação com a poluição ambiental, o projeto Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil foi criado a fim de fomentar o ensino e a integração à comunidade de práticas e informações visando promover o cuidado ao meio ambiente. Esse trabalho busca refletir sobre a importância da atividade de extensão na comunidade acadêmica, tendo em vista o universo da extensão no Campus UFRJ – Macaé, além de relatar a experiência de participação em extensão, através do projeto de extensão Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil. Foi realizada análise situacional da extensão universitária da UFRJ – Campus Macaé, realizado a partir de levantamento dos projetos de extensão cadastrados no sistema SIGPROJ. Paralelamente houve uma análise de projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ-Macaé. Foi realizada a elaboração de roteiro para cadastro de projetos de extensão da universidade, além de relatar a experiência de participação em projeto de extensão. Foram elencados 115 projetos de extensão, em execução no Campus Macaé. Destes, 15 são coordenados por professores do curso de farmácia. A análise dos projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ – Macaé demonstrou uma clara predisposição à subárea dos medicamentos, abrigando projetos com enfoque claro tanto na divulgação de informações sobre os mesmos, quanto projeto focando no seu descarte, refletindo 40% do total de projetos, e 40% em projetos relacionados a área da farmácia social. As áreas de alimentos e análises clínicas apresentam 6,6% de projetos. A participação da autora deste trabalho no projeto de extensão também foi aqui discutida, levando em consideração as diretrizes da extensão universitária. Conclui-se que o número de projetos de extensão tem aumentado ao longo dos anos no curso de farmácia, ganhando grande destaque na subárea de medicamentos e farmácia social. As atividades de extensão são espaços extremamente ricos para desenvolver e estimular o conhecimento auxiliando a formação acadêmica dos universitários, permitindo aos alunos o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as questões sociais, uma vez que podem integrar várias áreas do conhecimento. |
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Análise situacional da extensão universitária do curso de farmácia UFRJ-Macaé: relato de experiência na extensão universitáriaExtensão universitáriaRio de Janeiro (Estado)EducaçãoCidadaniaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOSA atividade de extensão tem o privilégio de integrar ensino, pesquisa e extensão como processo acadêmico, além do modo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que proporciona a interação ativa entre universidade e sociedade. A extensão universitária tem uma importância grandiosa tendo em vista que revela um novo modo de ação através de uma postura de organização e intervenção, privilegiando a comunidade e o ambiente acadêmico com a troca de conhecimentos, além de oferecer ideias e novas possibilidades de inovação através da participação de diversos atores na construção de modos de organização e cidadania. Tendo em vista a preocupação com a poluição ambiental, o projeto Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil foi criado a fim de fomentar o ensino e a integração à comunidade de práticas e informações visando promover o cuidado ao meio ambiente. Esse trabalho busca refletir sobre a importância da atividade de extensão na comunidade acadêmica, tendo em vista o universo da extensão no Campus UFRJ – Macaé, além de relatar a experiência de participação em extensão, através do projeto de extensão Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil. Foi realizada análise situacional da extensão universitária da UFRJ – Campus Macaé, realizado a partir de levantamento dos projetos de extensão cadastrados no sistema SIGPROJ. Paralelamente houve uma análise de projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ-Macaé. Foi realizada a elaboração de roteiro para cadastro de projetos de extensão da universidade, além de relatar a experiência de participação em projeto de extensão. Foram elencados 115 projetos de extensão, em execução no Campus Macaé. Destes, 15 são coordenados por professores do curso de farmácia. A análise dos projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ – Macaé demonstrou uma clara predisposição à subárea dos medicamentos, abrigando projetos com enfoque claro tanto na divulgação de informações sobre os mesmos, quanto projeto focando no seu descarte, refletindo 40% do total de projetos, e 40% em projetos relacionados a área da farmácia social. As áreas de alimentos e análises clínicas apresentam 6,6% de projetos. A participação da autora deste trabalho no projeto de extensão também foi aqui discutida, levando em consideração as diretrizes da extensão universitária. Conclui-se que o número de projetos de extensão tem aumentado ao longo dos anos no curso de farmácia, ganhando grande destaque na subárea de medicamentos e farmácia social. As atividades de extensão são espaços extremamente ricos para desenvolver e estimular o conhecimento auxiliando a formação acadêmica dos universitários, permitindo aos alunos o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as questões sociais, uma vez que podem integrar várias áreas do conhecimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de Ciências FarmacêuticasUFRJVerdam, Maria Christina dos Santos0933054971310405142781Teixeira, Francisco Martins00470339756http://lattes.cnpq.br/7648303522085382Reis, Bruna Rafael2020-03-11T23:16:20Z2023-12-21T03:06:54Z2019-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Bruna Rafael. Análise situacional da extensão universitária do curso de farmácia UFRJ-Macaé: relato de experiência na extensão universitária. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Farmácia) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11469Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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