It's Britney Bitch: o poder da mídia na construção e desconstrução de celebridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biancovilli, Patrícia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2073
Resumo: Analisa a indústria de música popular e sua capacidade de construir e destruir celebridades, tomando como estudo de caso a carreira da cantora Britney Spears. A investigação de sua trajetória tem por base o contraste entre dois momentos: o início da fama, em 1999, quando era considerada a “Queridinha da América”, e sua profunda metamorfose em 2007, ano em que foi acusada de uso de drogas, maltrato aos filhos e toda sorte de atitudes que versam contra a moral e os bons costumes da sociedade ocidental. O estudo tem por base conceitos sobre a teoria da celebridade, como vistos por Marshall, Kotler, Rein, Stoller e Turner, além de análises relativas à pós-modernidade e seus efeitos na indústria fonográfica; ao final, são apresentados os resultados de dois grupos focais feitos com adolescentes da classe média do Rio de Janeiro, para que se desvendem seus anseios e expectativas em relação às estrelas femininas da música pop. O objetivo do trabalho é observar como a indústria do entretenimento produz e lança celebridades-mercadoria a todo momento, que iniciam sua trajetória de declínio a partir do instante em que explodem na grande mídia.
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