Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marta Duarte da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2819
Resumo: Este trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem.
id UFRJ_670769eb7656a06291b78eba3bea37de
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2819
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativoEmpuxoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESEste trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Lígia de Fariashttp://lattes.cnpq.br/6392058970444638Gregório, Miguel AngelChaves, Francisco Artur BraunDias, Penha Maria CardosoFonseca, Marta Duarte da2017-09-15T17:30:13Z2023-12-21T03:03:35Z2007-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
title Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
spellingShingle Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
Fonseca, Marta Duarte da
Empuxo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
title_short Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
title_full Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
title_fullStr Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
title_full_unstemmed Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
title_sort Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
author Fonseca, Marta Duarte da
author_facet Fonseca, Marta Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Lígia de Farias
http://lattes.cnpq.br/6392058970444638
Gregório, Miguel Angel
Chaves, Francisco Artur Braun
Dias, Penha Maria Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marta Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Empuxo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic Empuxo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
description Este trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10
2017-09-15T17:30:13Z
2023-12-21T03:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2819
url http://hdl.handle.net/11422/2819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966205837312