Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2819 |
Resumo: | Este trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFRJ_670769eb7656a06291b78eba3bea37de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2819 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativoEmpuxoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESEste trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Lígia de Fariashttp://lattes.cnpq.br/6392058970444638Gregório, Miguel AngelChaves, Francisco Artur BraunDias, Penha Maria CardosoFonseca, Marta Duarte da2017-09-15T17:30:13Z2023-12-21T03:03:35Z2007-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
title |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
spellingShingle |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo Fonseca, Marta Duarte da Empuxo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
title_short |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
title_full |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
title_fullStr |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
title_sort |
Desenvolvendo o empuxo num espaço alternativo |
author |
Fonseca, Marta Duarte da |
author_facet |
Fonseca, Marta Duarte da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Lígia de Farias http://lattes.cnpq.br/6392058970444638 Gregório, Miguel Angel Chaves, Francisco Artur Braun Dias, Penha Maria Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marta Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empuxo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
topic |
Empuxo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
description |
Este trabalho sugere uma série de experimentos de baixo custo que servem de subsídio para explicar o conceito sobre empuxo para alunos que estão cursando o Ensino Médio e também para alunos de outras séries que estejam interessados por esse fenômeno físico, com o objetivo de possibilitar uma maior compreensão por parte dos mesmos sobre este conceito. Para isto, propõe-se que estes experimentos sejam apresentados em espaços alternativos ou em atividades extraclasse interativas, onde, no decorrer desta atividade, serão apresentados fatos históricos, perguntas motivadoras e também a parte física referente a este fenômeno. Dessa forma, essas atividades experimentais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10 2017-09-15T17:30:13Z 2023-12-21T03:03:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2819 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455966205837312 |