Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Flavia Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6504
Resumo: A subjetividade contemporânea exemplificada, no contexto deste estudo, através das construções identitárias nas tecnologias digitais, bem como a atualidade das relações amorosas contemporâneas, compõem o tema de reflexão neste trabalho. A partir de conceitos como modernidade líquida, capitalismo afetivo, imaginário romântico, Biopolítica e amor securitário, foi traçado uma breve genealogia do sujeito moderno ocidental, mergulhado no imaginário romântico e em sua subjetividade interiorizada, até os novos modos de apreensão do Eu e das novas formas de relação amorosa contemporânea, inseridos no contexto das tecnologias virtuais. A partir da aplicação de um questionário online e pelas reflexões de teóricos pertinentes no âmbito deste trabalho, procuramos responder à pergunta central deste trabalho: De que forma ocorre a passagem do match para um encontro offline? A hipótese que foi considerada é que os tipos de investimentos pessoais realizados na construção destes perfis são decisivos nesta passagem.
id UFRJ_672aafddcf4e4728939e8ac54b9addb1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6504
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidadeRedes SociaisAfetividadeTinder (aplicativo)SubjetividadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA subjetividade contemporânea exemplificada, no contexto deste estudo, através das construções identitárias nas tecnologias digitais, bem como a atualidade das relações amorosas contemporâneas, compõem o tema de reflexão neste trabalho. A partir de conceitos como modernidade líquida, capitalismo afetivo, imaginário romântico, Biopolítica e amor securitário, foi traçado uma breve genealogia do sujeito moderno ocidental, mergulhado no imaginário romântico e em sua subjetividade interiorizada, até os novos modos de apreensão do Eu e das novas formas de relação amorosa contemporânea, inseridos no contexto das tecnologias virtuais. A partir da aplicação de um questionário online e pelas reflexões de teóricos pertinentes no âmbito deste trabalho, procuramos responder à pergunta central deste trabalho: De que forma ocorre a passagem do match para um encontro offline? A hipótese que foi considerada é que os tipos de investimentos pessoais realizados na construção destes perfis são decisivos nesta passagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAmaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Costa, Cristianehttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Pinheiro, Martahttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Oliveira, Ana Flavia Alves de2019-02-15T18:59:46Z2023-12-21T03:04:41Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Ana Flavia Alves de. Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/6504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6504Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
title Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
spellingShingle Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
Oliveira, Ana Flavia Alves de
Redes Sociais
Afetividade
Tinder (aplicativo)
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
title_full Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
title_fullStr Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
title_full_unstemmed Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
title_sort Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
author Oliveira, Ana Flavia Alves de
author_facet Oliveira, Ana Flavia Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares d'
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Costa, Cristiane
http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
Pinheiro, Marta
http://lattes.cnpq.br/9021048263321704
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Flavia Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Afetividade
Tinder (aplicativo)
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Redes Sociais
Afetividade
Tinder (aplicativo)
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description A subjetividade contemporânea exemplificada, no contexto deste estudo, através das construções identitárias nas tecnologias digitais, bem como a atualidade das relações amorosas contemporâneas, compõem o tema de reflexão neste trabalho. A partir de conceitos como modernidade líquida, capitalismo afetivo, imaginário romântico, Biopolítica e amor securitário, foi traçado uma breve genealogia do sujeito moderno ocidental, mergulhado no imaginário romântico e em sua subjetividade interiorizada, até os novos modos de apreensão do Eu e das novas formas de relação amorosa contemporânea, inseridos no contexto das tecnologias virtuais. A partir da aplicação de um questionário online e pelas reflexões de teóricos pertinentes no âmbito deste trabalho, procuramos responder à pergunta central deste trabalho: De que forma ocorre a passagem do match para um encontro offline? A hipótese que foi considerada é que os tipos de investimentos pessoais realizados na construção destes perfis são decisivos nesta passagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
2019-02-15T18:59:46Z
2023-12-21T03:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Flavia Alves de. Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/6504
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Flavia Alves de. Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/6504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455978449010688