Avaliação da suportabilidade dielétrica do isolamento em ar e coordenação de isolamento de linhas de transmissão
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11352 |
Resumo: | Analisa-se nesta dissertação a portabilidade dielétrica de espaçamentos fase-terra e fase-fase de linhas de transmissão aéreas (LT) e o impacto do tipo da sua metodologia de cálculo no projeto dessas linhas. A partir de resultados de ensaios laboratoriais para configurações típicas, desenvolveram-se ao longo dos anos as equações tradicionalmente utilizadas para determinar a tensão crítica de descarga no ar para surtos de manobra. Porém, sabe-se que essa tensão crítica depende do formato dos eletrodos e da distribuição de campo elétrico ao longo do espaçamento, restringindo a aplicação com precisão às novas concepções geométricas de LT. Então, inicialmente nesta dissertação, investigou-se a viabilidade de métodos alternativos, implementando-se soluções mais genéricas para o cálculo da suportabilidade de linhas com feixes convencionais e não-convencionais. Um importante resultado foi o desenvolvimento de uma nova metodologia computacional para auxiliar no processo da coordenação de isolamento, estágio fundamental do projeto das LT. Nessa metodologia, as dimensões da torre são definidas de acordo com o risco máximo de falha, por um método estatístico de coordenação de isolamento. Com a sua aplicação, implementada no programa computacional CISOL, realizou-se uma análise de sensibilidade dos parâmetros influentes no projeto de exemplos de LT. Entre os resultados obtidos, observou-se que para LT com distribuição de campo elétrico superficial nos condutores otimizado, a adoção de métodos mais precisos de cálculo da coordenação de isolamento, como o aqui desenvolvido, indica uma redução ainda maior nos espaçamentos, e, consequentemente, um maior aprimoramento do projeto da linha. Assim, é possível minimizar os custos e impactos ambientais das linhas, além de melhorar o seu desempenho elétrico no sistema. |
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Reis, Arthur Linhares Esteves doshttp://lattes.cnpq.br/0545444378122328Dias, Robson Francisco da SilvaSalari Filho, João ClavioBarbosa, Pedro GomesLima, Antonio Carlos Siqueira2020-02-17T16:03:57Z2023-11-30T03:03:49Z2018-03http://hdl.handle.net/11422/11352Analisa-se nesta dissertação a portabilidade dielétrica de espaçamentos fase-terra e fase-fase de linhas de transmissão aéreas (LT) e o impacto do tipo da sua metodologia de cálculo no projeto dessas linhas. A partir de resultados de ensaios laboratoriais para configurações típicas, desenvolveram-se ao longo dos anos as equações tradicionalmente utilizadas para determinar a tensão crítica de descarga no ar para surtos de manobra. Porém, sabe-se que essa tensão crítica depende do formato dos eletrodos e da distribuição de campo elétrico ao longo do espaçamento, restringindo a aplicação com precisão às novas concepções geométricas de LT. Então, inicialmente nesta dissertação, investigou-se a viabilidade de métodos alternativos, implementando-se soluções mais genéricas para o cálculo da suportabilidade de linhas com feixes convencionais e não-convencionais. Um importante resultado foi o desenvolvimento de uma nova metodologia computacional para auxiliar no processo da coordenação de isolamento, estágio fundamental do projeto das LT. Nessa metodologia, as dimensões da torre são definidas de acordo com o risco máximo de falha, por um método estatístico de coordenação de isolamento. Com a sua aplicação, implementada no programa computacional CISOL, realizou-se uma análise de sensibilidade dos parâmetros influentes no projeto de exemplos de LT. Entre os resultados obtidos, observou-se que para LT com distribuição de campo elétrico superficial nos condutores otimizado, a adoção de métodos mais precisos de cálculo da coordenação de isolamento, como o aqui desenvolvido, indica uma redução ainda maior nos espaçamentos, e, consequentemente, um maior aprimoramento do projeto da linha. Assim, é possível minimizar os custos e impactos ambientais das linhas, além de melhorar o seu desempenho elétrico no sistema.This dissertation analyzes the dielectric strength of phase-to-ground and phaseto-phase clearances of overhead transmission lines (TL) and the impact of its computation methodology on the design of these lines. From the results of laboratory tests for typical configurations, the equations traditionally used to determine the critical flashover voltage for switching surges have been developed over the years. However, it is known that this critical voltage depends on the shape of the electrodes and the electric field distribution along the gap, restricting their application with precision to the new geometric conceptions of TL. Therefore, initially in this dissertation, the feasibility of alternative methods was investigated, implementing more generic solutions for the computation of the dielectric strength of lines with conventional and non-conventional bundles. An important result was the development of a new computational methodology to aid in the process of insulation coordination, a fundamental stage of the TL design. In this methodology, the dimensions of the tower are defined according to the maximum risk of failure, by a statistical method of insulation coordination. With its application, implemented in the CISOL software, a sensitivity analysis of the influence in the TL design of some parameters was performed. Among the obtained results, it was observed that for TL with optimized electric field distribution on the conductors’ surface, the adoption of more precise methodologies for the insulation coordination, as the one developed here, indicates an even greater reduction in the tower distances, and consequently, further enhancement of the line design. Thus, it is possible to minimize the costs and environmental impacts of the lines, as well as to improve their electrical performance in the system.Submitted by Aglair Aguiar (aglair@ct.ufrj.br) on 2020-02-17T16:03:57Z No. of bitstreams: 1 887606.pdf: 2035589 bytes, checksum: 003954d6ba2959afcd2b732855451556 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-17T16:03:57Z (GMT). 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