Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jonas Raphael Caride
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11915
Resumo: O poli (fluoreto de vinilideno) – PVDF é um polímero de alta resistência química e baixa permeabilidade, sendo uma excelente alternativa ao polietileno no reparo de dutos, de transporte de petróleo e derivados, pela técnica close-fit lining, quando as propriedades do polietileno não são compatíveis com as condições de operação do duto.O processo de instalação é crucial para o sucesso da técnica, e o material não deve sofrer nenhum dano crítico que afete o seu desempenho. O objetivo deste trabalho é a obtenção da curva elastoplástica de PVDF em diferentes temperaturas, através de ensaios de relaxação para determinação da parcela elastoplástica e ajuste da curva pelo modelo de Tvergaard. Essa curva é de grande utilidade na definição dos parâmetros de instalação permitindo, em fase de projeto, a estimativa das tensões residuais de acordo com a deformação imposta ao material e o controle da expansão do duto. Ao final do projeto foram obtidas as curvas elastoplásticas do PVDF pelo ajuste de Tverggard para as temperaturas de 25°C, 40°C e 60ºC, com boa aproximação dos resultados experimentais. Além disso, foi observado que o aumento da taxa de deformação provocou aumento na tensão máxima e no módulo de elasticidade, mas não influenciou significativamente as tensões finais após a relaxação. Já o aumento da temperatura provocou decréscimo da tensão máxima, do modulo de elasticidade e das tensões finais após a relaxação.
id UFRJ_691762ce7dedd78ab69e92ee2365c49b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11915
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de TvergaardPolímerosDutosReabilitaçãoRelaxamentoElasticidadeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS::POLIMEROS, APLICACOESO poli (fluoreto de vinilideno) – PVDF é um polímero de alta resistência química e baixa permeabilidade, sendo uma excelente alternativa ao polietileno no reparo de dutos, de transporte de petróleo e derivados, pela técnica close-fit lining, quando as propriedades do polietileno não são compatíveis com as condições de operação do duto.O processo de instalação é crucial para o sucesso da técnica, e o material não deve sofrer nenhum dano crítico que afete o seu desempenho. O objetivo deste trabalho é a obtenção da curva elastoplástica de PVDF em diferentes temperaturas, através de ensaios de relaxação para determinação da parcela elastoplástica e ajuste da curva pelo modelo de Tvergaard. Essa curva é de grande utilidade na definição dos parâmetros de instalação permitindo, em fase de projeto, a estimativa das tensões residuais de acordo com a deformação imposta ao material e o controle da expansão do duto. Ao final do projeto foram obtidas as curvas elastoplásticas do PVDF pelo ajuste de Tverggard para as temperaturas de 25°C, 40°C e 60ºC, com boa aproximação dos resultados experimentais. Além disso, foi observado que o aumento da taxa de deformação provocou aumento na tensão máxima e no módulo de elasticidade, mas não influenciou significativamente as tensões finais após a relaxação. Já o aumento da temperatura provocou decréscimo da tensão máxima, do modulo de elasticidade e das tensões finais após a relaxação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJCosta, Marysilvia Ferreira daPasqualino, Ilson ParanhosCosta Neto, Célio AlbanoNascimento, Christine RabelloGomes, Jonas Raphael Caride2020-04-21T00:54:30Z2023-12-21T03:07:02Z2014-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
title Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
spellingShingle Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
Gomes, Jonas Raphael Caride
Polímeros
Dutos
Reabilitação
Relaxamento
Elasticidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS::POLIMEROS, APLICACOES
title_short Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
title_full Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
title_fullStr Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
title_full_unstemmed Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
title_sort Determinação da curva elastoplástica de PVDF pelo modelo de Tvergaard
author Gomes, Jonas Raphael Caride
author_facet Gomes, Jonas Raphael Caride
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Marysilvia Ferreira da
Pasqualino, Ilson Paranhos
Costa Neto, Célio Albano
Nascimento, Christine Rabello
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jonas Raphael Caride
dc.subject.por.fl_str_mv Polímeros
Dutos
Reabilitação
Relaxamento
Elasticidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS::POLIMEROS, APLICACOES
topic Polímeros
Dutos
Reabilitação
Relaxamento
Elasticidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS::POLIMEROS, APLICACOES
description O poli (fluoreto de vinilideno) – PVDF é um polímero de alta resistência química e baixa permeabilidade, sendo uma excelente alternativa ao polietileno no reparo de dutos, de transporte de petróleo e derivados, pela técnica close-fit lining, quando as propriedades do polietileno não são compatíveis com as condições de operação do duto.O processo de instalação é crucial para o sucesso da técnica, e o material não deve sofrer nenhum dano crítico que afete o seu desempenho. O objetivo deste trabalho é a obtenção da curva elastoplástica de PVDF em diferentes temperaturas, através de ensaios de relaxação para determinação da parcela elastoplástica e ajuste da curva pelo modelo de Tvergaard. Essa curva é de grande utilidade na definição dos parâmetros de instalação permitindo, em fase de projeto, a estimativa das tensões residuais de acordo com a deformação imposta ao material e o controle da expansão do duto. Ao final do projeto foram obtidas as curvas elastoplásticas do PVDF pelo ajuste de Tverggard para as temperaturas de 25°C, 40°C e 60ºC, com boa aproximação dos resultados experimentais. Além disso, foi observado que o aumento da taxa de deformação provocou aumento na tensão máxima e no módulo de elasticidade, mas não influenciou significativamente as tensões finais após a relaxação. Já o aumento da temperatura provocou decréscimo da tensão máxima, do modulo de elasticidade e das tensões finais após a relaxação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02
2020-04-21T00:54:30Z
2023-12-21T03:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11915
url http://hdl.handle.net/11422/11915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456000718667776