Análise de viabilidade do uso de materiais compósitos em botijões para gás liquefeito de petróleo
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18498 |
Resumo: | O atual mercado brasileiro de GLP se encontra consolidado, não suportando mais o repasse de custos para o preço final, não apresentando grandes expectativas de crescimento, uma vez que sejam mantidas as condições legais de uso do gás no país. O aumento do custo de transporte de cargas, segundo o que aponta índices específicos, desafia as empresas distribuidoras do gás a buscarem soluções que visam diminuir seus custos operacionais e aumentar sua lucratividade sem impactar o preço final. Uma solução para este problema se encontra no uso de materiais compósitos para a confecção de botijões, nos quais é transportado o GLP. Os mesmos são conhecidos pelas excelentes propriedades mecânicas comparadas às do metal, apresentando um peso muito menor. Reduzindo-se o peso do botijão, consegue-se transportar uma mesma quantidade de GLP com menor peso de carga. Este fato se traduz na redução da tarifa total de frete que possui a massa total de carga como um dos principais parâmetros de cálculo. O presente trabalho estimou quantitativamente o impacto dessa inovação tecnológica nos custos totais de transferência, baseando-se na metodologia sugerida no Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC) e achou uma redução entre 22,5% e 25,6% para as tarifas de frete, levando a crer que o uso de compósitos para confecção de botijões é economicamente possível no ponto de vista dos custos de transporte. |
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