O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Bruna Diogo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16953
Resumo: “Retomada do corpo” trata, enquanto pesquisa plástico-poética no campo pictórico, da objetificação do corpo feminino, um assunto atual e relevante, afetando mulheres das mais variadas classes sociais em nossa cultura. Como ponto de partida para a realização das pinturas, foram utilizadas reportagens, dados históricos e atuais com apresentação de um recorte das diferenças de tratamento de imagem entre o homem e a mulher, em forma de dípticos. O conjunto dos trabalhos realizados são uma tentativa de protesto contra a forma pela qual as mulheres são retratadas, e sempre foram, durante séculos, seja nas pinturas, nas fotografias e/ou propagandas. Com recortes reais do corpo feminino, busquei evidenciar o que a sociedade insiste em “mascarar” através de um padrão ideal e irreal do belo. No decorrer da execução das obras e no meu crescimento como artista e mulher, confrontei meu maior problema: o espectador masculino. Com meu trabalho voltado para o feminino de todas as formas, sempre me preocupei em proporcionar situações que deixassem minhas modelos confortáveis, mas com a existência do espectador masculino em qualquer cenário social e atual me vi na necessidade de ler teóricos e pesquisar soluções visuais para que minha arte não servisse para um propósito com o qual não concordo. Sendo assim, produzi complementarmente aos meus quadros principais uma pequena série mostrando mulheres de vários tipos com algo em comum: a falta de sintonia de seus corpos com os padrões masculinos de beleza. Com recortes focados em pelos, pele, sangue, elementos corporais que não são considerados atraentes por uma sociedade machista, fiz pequenos quadros que funcionam dentro de minha proposta inicial de crítica, evidenciando tudo que a sociedade considera grotesco e inaceitável no corpo feminino. Ao todo foram realizadas para esse projeto teórico-prático oito pinturas, além de desenhos e estudos desenvolvidos em diário de pesquisa. Nesta monografia apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa e o processo criativo deste protesto corporificado em pinturas.
id UFRJ_69b37ca5e7c5508027ac3bb8a3d3960a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16953
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Alvim, Bruna DiogoPereira, Ricardo Antônio Barbosa2022-05-23T14:13:36Z2023-11-30T03:04:45Z2022ALVIM, Bruna Diogo. O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/16953Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2022-05-23T14:13:36Z No. of bitstreams: 1 BDAlvim.pdf: 5751208 bytes, checksum: a7a77cf91127959871cc4bee1299d011 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-23T14:13:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BDAlvim.pdf: 5751208 bytes, checksum: a7a77cf91127959871cc4bee1299d011 (MD5) Previous issue date: 2022“Retomada do corpo” trata, enquanto pesquisa plástico-poética no campo pictórico, da objetificação do corpo feminino, um assunto atual e relevante, afetando mulheres das mais variadas classes sociais em nossa cultura. Como ponto de partida para a realização das pinturas, foram utilizadas reportagens, dados históricos e atuais com apresentação de um recorte das diferenças de tratamento de imagem entre o homem e a mulher, em forma de dípticos. O conjunto dos trabalhos realizados são uma tentativa de protesto contra a forma pela qual as mulheres são retratadas, e sempre foram, durante séculos, seja nas pinturas, nas fotografias e/ou propagandas. Com recortes reais do corpo feminino, busquei evidenciar o que a sociedade insiste em “mascarar” através de um padrão ideal e irreal do belo. No decorrer da execução das obras e no meu crescimento como artista e mulher, confrontei meu maior problema: o espectador masculino. Com meu trabalho voltado para o feminino de todas as formas, sempre me preocupei em proporcionar situações que deixassem minhas modelos confortáveis, mas com a existência do espectador masculino em qualquer cenário social e atual me vi na necessidade de ler teóricos e pesquisar soluções visuais para que minha arte não servisse para um propósito com o qual não concordo. Sendo assim, produzi complementarmente aos meus quadros principais uma pequena série mostrando mulheres de vários tipos com algo em comum: a falta de sintonia de seus corpos com os padrões masculinos de beleza. Com recortes focados em pelos, pele, sangue, elementos corporais que não são considerados atraentes por uma sociedade machista, fiz pequenos quadros que funcionam dentro de minha proposta inicial de crítica, evidenciando tudo que a sociedade considera grotesco e inaceitável no corpo feminino. Ao todo foram realizadas para esse projeto teórico-prático oito pinturas, além de desenhos e estudos desenvolvidos em diário de pesquisa. Nesta monografia apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa e o processo criativo deste protesto corporificado em pinturas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURACorpo femininoCorpo masculinoImagemPinturaProtestoProcesso criativoMachismoO descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16953/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALBDAlvim.pdfBDAlvim.pdfapplication/pdf5751208http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16953/1/BDAlvim.pdfa7a77cf91127959871cc4bee1299d011MD5111422/169532023-11-30 00:04:45.756oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
title O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
spellingShingle O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
Alvim, Bruna Diogo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Corpo feminino
Corpo masculino
Imagem
Pintura
Protesto
Processo criativo
Machismo
title_short O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
title_full O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
title_fullStr O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
title_full_unstemmed O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
title_sort O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo
author Alvim, Bruna Diogo
author_facet Alvim, Bruna Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Bruna Diogo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Ricardo Antônio Barbosa
contributor_str_mv Pereira, Ricardo Antônio Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Corpo feminino
Corpo masculino
Imagem
Pintura
Protesto
Processo criativo
Machismo
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo feminino
Corpo masculino
Imagem
Pintura
Protesto
Processo criativo
Machismo
description “Retomada do corpo” trata, enquanto pesquisa plástico-poética no campo pictórico, da objetificação do corpo feminino, um assunto atual e relevante, afetando mulheres das mais variadas classes sociais em nossa cultura. Como ponto de partida para a realização das pinturas, foram utilizadas reportagens, dados históricos e atuais com apresentação de um recorte das diferenças de tratamento de imagem entre o homem e a mulher, em forma de dípticos. O conjunto dos trabalhos realizados são uma tentativa de protesto contra a forma pela qual as mulheres são retratadas, e sempre foram, durante séculos, seja nas pinturas, nas fotografias e/ou propagandas. Com recortes reais do corpo feminino, busquei evidenciar o que a sociedade insiste em “mascarar” através de um padrão ideal e irreal do belo. No decorrer da execução das obras e no meu crescimento como artista e mulher, confrontei meu maior problema: o espectador masculino. Com meu trabalho voltado para o feminino de todas as formas, sempre me preocupei em proporcionar situações que deixassem minhas modelos confortáveis, mas com a existência do espectador masculino em qualquer cenário social e atual me vi na necessidade de ler teóricos e pesquisar soluções visuais para que minha arte não servisse para um propósito com o qual não concordo. Sendo assim, produzi complementarmente aos meus quadros principais uma pequena série mostrando mulheres de vários tipos com algo em comum: a falta de sintonia de seus corpos com os padrões masculinos de beleza. Com recortes focados em pelos, pele, sangue, elementos corporais que não são considerados atraentes por uma sociedade machista, fiz pequenos quadros que funcionam dentro de minha proposta inicial de crítica, evidenciando tudo que a sociedade considera grotesco e inaceitável no corpo feminino. Ao todo foram realizadas para esse projeto teórico-prático oito pinturas, além de desenhos e estudos desenvolvidos em diário de pesquisa. Nesta monografia apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa e o processo criativo deste protesto corporificado em pinturas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T14:13:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVIM, Bruna Diogo. O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16953
identifier_str_mv ALVIM, Bruna Diogo. O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/16953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16953/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16953/1/BDAlvim.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
a7a77cf91127959871cc4bee1299d011
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097247932186624