Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arao, Mieka
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11928
Resumo: A camada superficial de pavimentos flexíveis, composta por uma mistura de ligante e agregados, tem uma importância funcional, que promove conforto e segurança dos usuários de uma via. Portanto, é necessário que ela esteja em bom estado de conservação. Os defeitos mais comuns em um revestimento asfáltico são as trincas por fadiga e as deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros são relacionados às cargas repetidas de tráfego e, também, pela elasticidade da mistura. Os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Para a determinação da vida de fadiga, são feitas análises em laboratórios, como o ensaio convencional de velocidade controlada. O presente trabalho visa determinar a vida de fadiga em diferentes misturas, utilizando um equipamento novo no Brasil e ainda pouco utilizado no mundo, o Four Point Bending Apparatus. Ele utiliza a flexão em quatro pontos em vigas prismáticas e é conduzido à deformação e à tensão controlada. Foram ensaiadas e analisadas 19 misturas, com faixas granulométricas, ligantes e agregados mais utilizados na CCR Nova Dutra. Foi constatado que as misturas com asfalto borracha possuíram o melhor comportamento quanto a vida de fadiga e as misturas com CAP 30/45 apresentaram os piores resultados. As misturas com outros ligantes variaram o comportamento de acordo com o tipo de agregado utilizado e, também, com a deformação imposta no ensaio.
id UFRJ_69f87291804537d0f82f06e40df378ed
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11928
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturaspavimentos flexíveisdefeitos em pavimentos flexíveisvida de fadigaensaio de flexão em quatro pontosCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILA camada superficial de pavimentos flexíveis, composta por uma mistura de ligante e agregados, tem uma importância funcional, que promove conforto e segurança dos usuários de uma via. Portanto, é necessário que ela esteja em bom estado de conservação. Os defeitos mais comuns em um revestimento asfáltico são as trincas por fadiga e as deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros são relacionados às cargas repetidas de tráfego e, também, pela elasticidade da mistura. Os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Para a determinação da vida de fadiga, são feitas análises em laboratórios, como o ensaio convencional de velocidade controlada. O presente trabalho visa determinar a vida de fadiga em diferentes misturas, utilizando um equipamento novo no Brasil e ainda pouco utilizado no mundo, o Four Point Bending Apparatus. Ele utiliza a flexão em quatro pontos em vigas prismáticas e é conduzido à deformação e à tensão controlada. Foram ensaiadas e analisadas 19 misturas, com faixas granulométricas, ligantes e agregados mais utilizados na CCR Nova Dutra. Foi constatado que as misturas com asfalto borracha possuíram o melhor comportamento quanto a vida de fadiga e as misturas com CAP 30/45 apresentaram os piores resultados. As misturas com outros ligantes variaram o comportamento de acordo com o tipo de agregado utilizado e, também, com a deformação imposta no ensaio.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJOda, SandraÁvila, Giovani MansoCavalcanti, Leonardo SantanaArao, Mieka2020-04-21T01:19:37Z2023-12-21T03:03:48Z2014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11928Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
title Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
spellingShingle Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
Arao, Mieka
pavimentos flexíveis
defeitos em pavimentos flexíveis
vida de fadiga
ensaio de flexão em quatro pontos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
title_short Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
title_full Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
title_fullStr Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
title_full_unstemmed Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
title_sort Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas
author Arao, Mieka
author_facet Arao, Mieka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oda, Sandra
Ávila, Giovani Manso
Cavalcanti, Leonardo Santana
dc.contributor.author.fl_str_mv Arao, Mieka
dc.subject.por.fl_str_mv pavimentos flexíveis
defeitos em pavimentos flexíveis
vida de fadiga
ensaio de flexão em quatro pontos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic pavimentos flexíveis
defeitos em pavimentos flexíveis
vida de fadiga
ensaio de flexão em quatro pontos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
description A camada superficial de pavimentos flexíveis, composta por uma mistura de ligante e agregados, tem uma importância funcional, que promove conforto e segurança dos usuários de uma via. Portanto, é necessário que ela esteja em bom estado de conservação. Os defeitos mais comuns em um revestimento asfáltico são as trincas por fadiga e as deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros são relacionados às cargas repetidas de tráfego e, também, pela elasticidade da mistura. Os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Para a determinação da vida de fadiga, são feitas análises em laboratórios, como o ensaio convencional de velocidade controlada. O presente trabalho visa determinar a vida de fadiga em diferentes misturas, utilizando um equipamento novo no Brasil e ainda pouco utilizado no mundo, o Four Point Bending Apparatus. Ele utiliza a flexão em quatro pontos em vigas prismáticas e é conduzido à deformação e à tensão controlada. Foram ensaiadas e analisadas 19 misturas, com faixas granulométricas, ligantes e agregados mais utilizados na CCR Nova Dutra. Foi constatado que as misturas com asfalto borracha possuíram o melhor comportamento quanto a vida de fadiga e as misturas com CAP 30/45 apresentaram os piores resultados. As misturas com outros ligantes variaram o comportamento de acordo com o tipo de agregado utilizado e, também, com a deformação imposta no ensaio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03
2020-04-21T01:19:37Z
2023-12-21T03:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11928
url http://hdl.handle.net/11422/11928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456000814088192