Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4782
Resumo: Nos últimos anos, com o aumento nas vendas dos carros bi-combustíveis, o que gerou uma maior penetração do álcool na matriz energética, bem como a desregulamentação do setor de combustíveis, possibilitando um aumento do número de distribuidoras, a margem das companhias que atuam neste setor está ameaçada. Em se tratando do mercado de combustíveis brasileiro, onde praticamente não existem concorrentes para a Petrobrás no refino da gasolina, é fato que as demais distribuidoras deste mercado compram quase que toda a gasolina desta. As principais conseqüências disto são as margens de lucro reduzidas e principalmente, a dificuldade de diferenciação dos produtos. Uma das formas para diferenciar-se no setor e ainda, obter margens superiores é através das gasolinas aditivadas. Sendo assim, este trabalho tentou analisar como a empresa Shell Brasil Ltda. busca se diferenciar da concorrência no mercado de Varejo de combustíveis. Através de um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-Power, que passou recentemente por um reposicionamento do produto, analisou-se por que a Shell optou por reposicionar este produto, quais os desafios enfrentados, as mudanças adotadas e as principais oportunidades e ameaças futuras.
id UFRJ_6b1f827710a0e7b8da7dbf2509b3cf14
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4782
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Marcus Vinicius Oberlaenderhttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816Ferreira, Daniela Abrantes2018-08-31T18:52:53Z2023-11-30T03:01:01Z2009-07http://hdl.handle.net/11422/4782Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-02-27T13:59:29Z No. of bitstreams: 1 MONO Completa 30-jun.pdf: 402131 bytes, checksum: 94f8119a5962e3c8c86dc63e59c3be16 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-31T18:52:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONO Completa 30-jun.pdf: 402131 bytes, checksum: 94f8119a5962e3c8c86dc63e59c3be16 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-31T18:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONO Completa 30-jun.pdf: 402131 bytes, checksum: 94f8119a5962e3c8c86dc63e59c3be16 (MD5) Previous issue date: 2009-07Nos últimos anos, com o aumento nas vendas dos carros bi-combustíveis, o que gerou uma maior penetração do álcool na matriz energética, bem como a desregulamentação do setor de combustíveis, possibilitando um aumento do número de distribuidoras, a margem das companhias que atuam neste setor está ameaçada. Em se tratando do mercado de combustíveis brasileiro, onde praticamente não existem concorrentes para a Petrobrás no refino da gasolina, é fato que as demais distribuidoras deste mercado compram quase que toda a gasolina desta. As principais conseqüências disto são as margens de lucro reduzidas e principalmente, a dificuldade de diferenciação dos produtos. Uma das formas para diferenciar-se no setor e ainda, obter margens superiores é através das gasolinas aditivadas. Sendo assim, este trabalho tentou analisar como a empresa Shell Brasil Ltda. busca se diferenciar da concorrência no mercado de Varejo de combustíveis. Através de um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-Power, que passou recentemente por um reposicionamento do produto, analisou-se por que a Shell optou por reposicionar este produto, quais os desafios enfrentados, as mudanças adotadas e as principais oportunidades e ameaças futuras.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIACombustíveisGasolinaPropagandaCampanhas publicitáriasReposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-powerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMONO Completa 30-jun.pdfMONO Completa 30-jun.pdfapplication/pdf402131http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4782/1/MONO+Completa+30-jun.pdf94f8119a5962e3c8c86dc63e59c3be16MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4782/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/47822023-11-30 00:01:01.428oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
title Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
spellingShingle Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Combustíveis
Gasolina
Propaganda
Campanhas publicitárias
title_short Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
title_full Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
title_fullStr Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
title_full_unstemmed Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
title_sort Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
author Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
author_facet Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1777780551500816
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Daniela Abrantes
contributor_str_mv Ferreira, Daniela Abrantes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Combustíveis
Gasolina
Propaganda
Campanhas publicitárias
dc.subject.por.fl_str_mv Combustíveis
Gasolina
Propaganda
Campanhas publicitárias
description Nos últimos anos, com o aumento nas vendas dos carros bi-combustíveis, o que gerou uma maior penetração do álcool na matriz energética, bem como a desregulamentação do setor de combustíveis, possibilitando um aumento do número de distribuidoras, a margem das companhias que atuam neste setor está ameaçada. Em se tratando do mercado de combustíveis brasileiro, onde praticamente não existem concorrentes para a Petrobrás no refino da gasolina, é fato que as demais distribuidoras deste mercado compram quase que toda a gasolina desta. As principais conseqüências disto são as margens de lucro reduzidas e principalmente, a dificuldade de diferenciação dos produtos. Uma das formas para diferenciar-se no setor e ainda, obter margens superiores é através das gasolinas aditivadas. Sendo assim, este trabalho tentou analisar como a empresa Shell Brasil Ltda. busca se diferenciar da concorrência no mercado de Varejo de combustíveis. Através de um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-Power, que passou recentemente por um reposicionamento do produto, analisou-se por que a Shell optou por reposicionar este produto, quais os desafios enfrentados, as mudanças adotadas e as principais oportunidades e ameaças futuras.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-31T18:52:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4782
url http://hdl.handle.net/11422/4782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4782/1/MONO+Completa+30-jun.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4782/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 94f8119a5962e3c8c86dc63e59c3be16
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097104371646464