Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6830 |
Resumo: | Análise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história. |
id |
UFRJ_6b4f3a990012f8c3f0635a146bb1d4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6830 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só?DocumentárioHistóriaArquivos públicosTestemunhoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOAnálise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLeandro, Anita Matilde Silvahttp://lattes.cnpq.br/5351274699968743Ramos, Maria Guiomar de Pessoa de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390Bastos, Maria Teresa Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988Marcelino, Paloma Palacio2019-03-25T19:13:06Z2023-12-21T03:04:48Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARCELINO, Paloma Palacio. Entre documental e ficcional, o arquivo como testemunho: uma análise da montagem de A cidade é uma só?. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/6830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6830Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
title |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
spellingShingle |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? Marcelino, Paloma Palacio Documentário História Arquivos públicos Testemunho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
title_full |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
title_fullStr |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
title_full_unstemmed |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
title_sort |
Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? |
author |
Marcelino, Paloma Palacio |
author_facet |
Marcelino, Paloma Palacio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leandro, Anita Matilde Silva http://lattes.cnpq.br/5351274699968743 Ramos, Maria Guiomar de Pessoa de Almeida http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 Bastos, Maria Teresa Ferreira http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Paloma Palacio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário História Arquivos públicos Testemunho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Documentário História Arquivos públicos Testemunho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Análise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14 2019-03-25T19:13:06Z 2023-12-21T03:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCELINO, Paloma Palacio. Entre documental e ficcional, o arquivo como testemunho: uma análise da montagem de A cidade é uma só?. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/6830 |
identifier_str_mv |
MARCELINO, Paloma Palacio. Entre documental e ficcional, o arquivo como testemunho: uma análise da montagem de A cidade é uma só?. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455972558110720 |