Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Paloma Palacio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6830
Resumo: Análise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história.
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