Indiretas Já: a crítica social no riso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5060 |
Resumo: | Reflete sobre como a crítica social pode ser representada através do riso e a observa na relação com o seu público. Assim, num primeiro momento, construímos um breve panorama histórico sobre a ideologia do riso, com o objetivo de compreender as características do cômico, destacando a ironia e a paródia como duas ferramentas de interação com o espectador. A partir disso, procura compreender também como as noções de autoria funcionam na construção do riso e como elas proporcionam o deslocamento de discursos sérios inserindo-os no universo do risível. Por fim, o trabalho analisa dois vídeos cômicos televisivos produzidos pelo humorista Marcelo Adnet, exibidos pela MTV Brasil e pela Rede Globo, em 2012 e 2014 respectivamente, e que abordam temas políticos de maneira crítica. Para fundamentar a pesquisa, as reflexões teóricas de Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon são fundamentais para a compreensão conceitual do riso, da ironia e da paródia. |
id |
UFRJ_6cde4ce0d3a85aac730902271120e120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5060 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Katíuscia Garcez Palhahttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605Barbosa, Marialva Carlos2018-09-18T20:26:45Z2023-11-30T03:02:30Z2015-06-14VIANNA, Katiúscia Garcez Palha. Indiretas Já: a crítica social no riso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/5060Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-02-15T13:03:17Z No. of bitstreams: 1 KVianna.pdf: 409203 bytes, checksum: a09d3da7cda05e665cea7821e12ba157 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-18T20:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KVianna.pdf: 409203 bytes, checksum: a09d3da7cda05e665cea7821e12ba157 (MD5) Previous issue date: 2015-06-14Reflete sobre como a crítica social pode ser representada através do riso e a observa na relação com o seu público. Assim, num primeiro momento, construímos um breve panorama histórico sobre a ideologia do riso, com o objetivo de compreender as características do cômico, destacando a ironia e a paródia como duas ferramentas de interação com o espectador. A partir disso, procura compreender também como as noções de autoria funcionam na construção do riso e como elas proporcionam o deslocamento de discursos sérios inserindo-os no universo do risível. Por fim, o trabalho analisa dois vídeos cômicos televisivos produzidos pelo humorista Marcelo Adnet, exibidos pela MTV Brasil e pela Rede Globo, em 2012 e 2014 respectivamente, e que abordam temas políticos de maneira crítica. Para fundamentar a pesquisa, as reflexões teóricas de Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon são fundamentais para a compreensão conceitual do riso, da ironia e da paródia.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOParódiaComédiaHumorIndiretas Já: a crítica social no risoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALKVianna.pdfKVianna.pdfapplication/pdf409203http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5060/1/KVianna.pdfa09d3da7cda05e665cea7821e12ba157MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5060/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/50602023-11-30 00:02:30.691oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
title |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
spellingShingle |
Indiretas Já: a crítica social no riso Vianna, Katíuscia Garcez Palha CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Paródia Comédia Humor |
title_short |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
title_full |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
title_fullStr |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
title_full_unstemmed |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
title_sort |
Indiretas Já: a crítica social no riso |
author |
Vianna, Katíuscia Garcez Palha |
author_facet |
Vianna, Katíuscia Garcez Palha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9819532476888552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Katíuscia Garcez Palha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sacramento, Igor Pinto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1758813567228605 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Marialva Carlos |
contributor_str_mv |
Strozenberg, Ilana Sacramento, Igor Pinto Barbosa, Marialva Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Paródia Comédia Humor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paródia Comédia Humor |
description |
Reflete sobre como a crítica social pode ser representada através do riso e a observa na relação com o seu público. Assim, num primeiro momento, construímos um breve panorama histórico sobre a ideologia do riso, com o objetivo de compreender as características do cômico, destacando a ironia e a paródia como duas ferramentas de interação com o espectador. A partir disso, procura compreender também como as noções de autoria funcionam na construção do riso e como elas proporcionam o deslocamento de discursos sérios inserindo-os no universo do risível. Por fim, o trabalho analisa dois vídeos cômicos televisivos produzidos pelo humorista Marcelo Adnet, exibidos pela MTV Brasil e pela Rede Globo, em 2012 e 2014 respectivamente, e que abordam temas políticos de maneira crítica. Para fundamentar a pesquisa, as reflexões teóricas de Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon são fundamentais para a compreensão conceitual do riso, da ironia e da paródia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-18T20:26:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIANNA, Katiúscia Garcez Palha. Indiretas Já: a crítica social no riso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5060 |
identifier_str_mv |
VIANNA, Katiúscia Garcez Palha. Indiretas Já: a crítica social no riso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5060/1/KVianna.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5060/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a09d3da7cda05e665cea7821e12ba157 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097082675560448 |