Análise de peças lineares de concreto armado baseada na mecânica das estruturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3214 |
Resumo: | Uma teoria geral e consistente para a análise de tensões em peças lineares de concreto armado, submetidas a solicitações combinadas de momento fletor, esforços cortante e normal, é apresentada neste trabalho. O modelo mecânico adotado supõe que o concreto seja formado por um conjunto de pequenas bielas curvas, delimitadas pelas fissuras, cujas direções são variáveis ao longo da altura e da extensão da peça. A partir das equações que representam o comportamento do modelo, três processos de resolução são implementados. No primeiro, denominado método da seção empenada, o problema é analisado de forma completa. O método da seção equivalente é a principal simplificação apresentada pelo segundo. No terceiro processo, critérios baseados em normas são introduzidos. Os processos podem ser aplicados em qualquer seção transversal, com um eixo de simetria, desde que seja admitida a hipótese de que as tensões tangenciais se desenvolvam segundo uma única direção. Analisam-se comparativamente os métodos apresentados e diversas conclusões são obtidas. |
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Schulz, MauroDiaz, Benjamin Ernani2017-11-30T14:35:56Z2023-11-30T03:02:25Z1981-11http://hdl.handle.net/11422/3214Uma teoria geral e consistente para a análise de tensões em peças lineares de concreto armado, submetidas a solicitações combinadas de momento fletor, esforços cortante e normal, é apresentada neste trabalho. O modelo mecânico adotado supõe que o concreto seja formado por um conjunto de pequenas bielas curvas, delimitadas pelas fissuras, cujas direções são variáveis ao longo da altura e da extensão da peça. A partir das equações que representam o comportamento do modelo, três processos de resolução são implementados. No primeiro, denominado método da seção empenada, o problema é analisado de forma completa. O método da seção equivalente é a principal simplificação apresentada pelo segundo. No terceiro processo, critérios baseados em normas são introduzidos. Os processos podem ser aplicados em qualquer seção transversal, com um eixo de simetria, desde que seja admitida a hipótese de que as tensões tangenciais se desenvolvam segundo uma única direção. Analisam-se comparativamente os métodos apresentados e diversas conclusões são obtidas.A general and consistent theory for stress analysis of linear reinforced concrete members, subjected to bending moment, axial and shear forces, is presented. The mechanical model adopted assumes that the concrete is formed by small curved struts, whose directions vary along the height and the longitudinal axis of the member. Based on the equations which represent the model, three analysis procedures are developed. ln the first, name warping section method, the entire set of equations is considered. ln the second procedure the equivalent section method is the main simplification done in the analysis. ln the third procedure design criteria based on the design codes are introduced. These procedures can be performed for any cross section, with a single symmetry axis, if it is assumed that the tangential stresses are oriented along the sarne direction. The presented methods are compared and different conclusions are drawn.Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2017-11-30T14:35:56Z No. of bitstreams: 1 156223.pdf: 3784623 bytes, checksum: a9fb253d0a1a6f5a55bc8e25a8dc952a (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-30T14:35:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 156223.pdf: 3784623 bytes, checksum: a9fb253d0a1a6f5a55bc8e25a8dc952a (MD5) Previous issue date: 1981-11porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia CivilAnálise de peças lineares de concreto armado baseada na mecânica das estruturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL156223.pdf156223.pdfapplication/pdf3784623http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3214/1/156223.pdfa9fb253d0a1a6f5a55bc8e25a8dc952aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3214/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXT156223.pdf.txt156223.pdf.txtExtracted texttext/plain259727http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3214/3/156223.pdf.txt7c0700e86da86b736546f3c6c1209aeeMD5311422/32142023-11-30 00:02:25.709oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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