Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4774
Resumo: Análise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.
id UFRJ_6e67201ea4c825a420ff9eb50e898ee1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4774
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensívelEstéticaLinguagem teatralCriação artísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFerraz, Maria Cristina Francohttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907Fabiao, Eleonora Batistahttp://lattes.cnpq.br/5630482101913111Fragozo, Fernando Antonio Soareshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908Carneiro, Daniel Machado Vivacqua2018-08-30T20:30:04Z2023-12-21T03:03:47Z2014-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4774Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
title Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
spellingShingle Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
Estética
Linguagem teatral
Criação artística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
title_full Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
title_fullStr Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
title_full_unstemmed Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
title_sort Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
author Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
author_facet Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Maria Cristina Franco
http://lattes.cnpq.br/3089046352451907
Fabiao, Eleonora Batista
http://lattes.cnpq.br/5630482101913111
Fragozo, Fernando Antonio Soares
http://lattes.cnpq.br/8778872217181908
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Linguagem teatral
Criação artística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Estética
Linguagem teatral
Criação artística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Análise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
2018-08-30T20:30:04Z
2023-12-21T03:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/4774
identifier_str_mv CARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/4774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455961588957184