Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4774 |
Resumo: | Análise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético. |
id |
UFRJ_6e67201ea4c825a420ff9eb50e898ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4774 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensívelEstéticaLinguagem teatralCriação artísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFerraz, Maria Cristina Francohttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907Fabiao, Eleonora Batistahttp://lattes.cnpq.br/5630482101913111Fragozo, Fernando Antonio Soareshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908Carneiro, Daniel Machado Vivacqua2018-08-30T20:30:04Z2023-12-21T03:03:47Z2014-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4774Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
title |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
spellingShingle |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível Carneiro, Daniel Machado Vivacqua Estética Linguagem teatral Criação artística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
title_full |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
title_fullStr |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
title_full_unstemmed |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
title_sort |
Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível |
author |
Carneiro, Daniel Machado Vivacqua |
author_facet |
Carneiro, Daniel Machado Vivacqua |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Maria Cristina Franco http://lattes.cnpq.br/3089046352451907 Fabiao, Eleonora Batista http://lattes.cnpq.br/5630482101913111 Fragozo, Fernando Antonio Soares http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Daniel Machado Vivacqua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Linguagem teatral Criação artística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Estética Linguagem teatral Criação artística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Análise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 2018-08-30T20:30:04Z 2023-12-21T03:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/4774 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455961588957184 |