Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thayane Azevedo Pereira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4014
Resumo: A educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação.
id UFRJ_701755c5ed7150593cf45d5516e57de7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4014
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação EspecialEducação especialPrática de ensinoAutismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALA educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJKelman, Celeste Azulayhttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Souza, Thayane Azevedo Pereira de2018-06-08T12:28:25Z2023-12-21T03:05:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/4014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4014Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
title Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
Souza, Thayane Azevedo Pereira de
Educação especial
Prática de ensino
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
title_full Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
title_sort Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
author Souza, Thayane Azevedo Pereira de
author_facet Souza, Thayane Azevedo Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
http://lattes.cnpq.br/1679173694224340
Souza, Elaine Constant Pereira de
http://lattes.cnpq.br/8152875687861200
Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thayane Azevedo Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Prática de ensino
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Educação especial
Prática de ensino
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description A educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-06-08T12:28:25Z
2023-12-21T03:05:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
http://hdl.handle.net/11422/4014
identifier_str_mv SOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/4014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964293234688