Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4014 |
Resumo: | A educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação. |
id |
UFRJ_701755c5ed7150593cf45d5516e57de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4014 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação EspecialEducação especialPrática de ensinoAutismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALA educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJKelman, Celeste Azulayhttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Souza, Thayane Azevedo Pereira de2018-06-08T12:28:25Z2023-12-21T03:05:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/4014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4014Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
title |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
spellingShingle |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial Souza, Thayane Azevedo Pereira de Educação especial Prática de ensino Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
title_full |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
title_fullStr |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
title_full_unstemmed |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
title_sort |
Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial |
author |
Souza, Thayane Azevedo Pereira de |
author_facet |
Souza, Thayane Azevedo Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kelman, Celeste Azulay http://lattes.cnpq.br/1679173694224340 Souza, Elaine Constant Pereira de http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 Scofano, Reuber Gerbassi http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thayane Azevedo Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Prática de ensino Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Educação especial Prática de ensino Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
A educação especial vem avançando em números e em qualidade, nos últimos anos. Todavia, nota-se grande dificuldade em promover efetivamente a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares. Dificuldade essa que se percebe não apenas na prática pedagógica, como também na produção literária científica. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família, por isso se torna essencial que a criança com TEA receba uma intervenção, tanto de ordem terapêutica, como no âmbito escolar. É preciso conhecer mais sobre o TEA e apresentar, de modo claro e conceitual, suas características, limitações e possibilidades. Neste sentido, torna-se necessário incentivar a pesquisa científica nesse âmbito, de modo a promover debates e estudos sobre o tema em questão. O presente estudo traz uma análise das produções científicas publicadas nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (VI CBBE), da Universidade Federal de São Carlos, realizado no ano de 2014. Os trabalhos foram todos aprovados para o eixo temático “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, a fim de fornecer indicativos sobre essa vertente de investigação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-06-08T12:28:25Z 2023-12-21T03:05:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/4014 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Thayane Azevedo Pereira de. Transtorno do Espectro Autista - TEA: uma breve análise sobre o tema nos anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964293234688 |