O poder do figurino na construção do ideal feminino americano na década de 1950: análise dos filmes Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Caroline Lardoza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16827
Resumo: Esta monografia pretende analisar a relação História, Cinema e Moda através de duas produções cinematográficas: Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957), com o objetivo de examinar como elas auxiliaram na construção de um ideal de mulher americana, apoiado na elaboração de figurinos que configuraram um padrão de moda feminina na década de cinquenta. As produções contaram com as composições da figurinista Edith Head na criação do figurino da atriz Audrey Hepburn, a estrela protagonista das tramas, o que foi representativo da forma como a moda é utilizada enquanto um instrumento vital na configuração de um ideal de estilo e de comportamento feminino na sociedade americana desta década. Além disso, é possível perceber que além da importância do figurino na composição das características físicas, psicológicas e comportamentais das personagens, uma bela roupa em um filme pode marcar época, virar referência e até parar nas vitrines das lojas. O cinema foi o primeiro meio de propagação de modismos que atingiu o mundo ocidental, conquistando os corações e as mentes do público espectador que inspirando-se em seus astros e estrelas favoritos, passou a querer imitá-los. O estilista francês Hubert de Givenchy ficou mundialmente famoso quando vestiu pela primeira vez Audrey Hepburn em "Sabrina", filme que recebeu o Oscar de Melhor Figurino - em produção preto e branco - para Edith Head, considerada a "papisa dos figurinos" nas décadas de 1950-1970. Estes filmes podem ser utilizados como fontes representativas para avaliar como a mulher dessa década passou a exibir características marcantes de uma mistura ambígua de sensualidade e ingenuidade abordadas muita das vezes nas personagens principais. Abordando além disso, a questão da influência no comportamento e na moda no mundo feminino, em específico na sociedade norte americana.
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As produções contaram com as composições da figurinista Edith Head na criação do figurino da atriz Audrey Hepburn, a estrela protagonista das tramas, o que foi representativo da forma como a moda é utilizada enquanto um instrumento vital na configuração de um ideal de estilo e de comportamento feminino na sociedade americana desta década. Além disso, é possível perceber que além da importância do figurino na composição das características físicas, psicológicas e comportamentais das personagens, uma bela roupa em um filme pode marcar época, virar referência e até parar nas vitrines das lojas. O cinema foi o primeiro meio de propagação de modismos que atingiu o mundo ocidental, conquistando os corações e as mentes do público espectador que inspirando-se em seus astros e estrelas favoritos, passou a querer imitá-los. O estilista francês Hubert de Givenchy ficou mundialmente famoso quando vestiu pela primeira vez Audrey Hepburn em "Sabrina", filme que recebeu o Oscar de Melhor Figurino - em produção preto e branco - para Edith Head, considerada a "papisa dos figurinos" nas décadas de 1950-1970. Estes filmes podem ser utilizados como fontes representativas para avaliar como a mulher dessa década passou a exibir características marcantes de uma mistura ambígua de sensualidade e ingenuidade abordadas muita das vezes nas personagens principais. Abordando além disso, a questão da influência no comportamento e na moda no mundo feminino, em específico na sociedade norte americana.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de HistóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAModaAspectos históricosCinemaHepburn, AudreyO poder do figurino na construção do ideal feminino americano na década de 1950: análise dos filmes Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16827/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALCLDiniz.pdfCLDiniz.pdfapplication/pdf1538844http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16827/1/CLDiniz.pdf934f6c91c097da49f431b4a0abb431a7MD5111422/168272023-11-30 00:01:49.106oai:pantheon.ufrj.br:11422/16827TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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