Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Rodrigo de Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8467
Resumo: Propõe uma reflexão acerca da importância da televisão para o telespectador. Não de uma forma geral, globalizada, mas de um modo mais próximo, regionalizado. Falar para um determinado grupo de pessoas, uma comunidade, uma cidade, uma região, esse é um caminho tomado pela TV desde os seus primeiros anos. Mais que atender uma lei prevista na constituição, essa é uma forma de preservação da cultura local, dos valores de um povo. Se na época da ditadura militar, onde a televisão era um setor estratégico, o intuito era promover a integração nacional para a unidade cultural, esse artifício segue o caminho contrário hoje em dia. A Rede Vanguarda é uma no meio de tantas emissoras que têm a missão de tornar visível uma região que esteja fora das grandes capitais, colocando em evidência cidades e pessoas do interior do Brasil. A programação local nela inserida, embora esteja dentro de uma grade de uma rede nacional, é importante para a reconhecimento da própria cultura e sensação de pertencimento. Mas essa valorização se dá constantemente, inclusive em falas que muitas vezes passam despercebidas. Para a análise, o método a ser utilizado é a Análise Televisual, que permite um recorte aprofundado nos códigos audiovisuais e peculiaridades da região e no jornalismo nela empregado.
id UFRJ_74ae40fde55eea588bd8f67e83a441f8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8467
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do ParaíbaPrograma de televisãoCulturaRegionalismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOPropõe uma reflexão acerca da importância da televisão para o telespectador. Não de uma forma geral, globalizada, mas de um modo mais próximo, regionalizado. Falar para um determinado grupo de pessoas, uma comunidade, uma cidade, uma região, esse é um caminho tomado pela TV desde os seus primeiros anos. Mais que atender uma lei prevista na constituição, essa é uma forma de preservação da cultura local, dos valores de um povo. Se na época da ditadura militar, onde a televisão era um setor estratégico, o intuito era promover a integração nacional para a unidade cultural, esse artifício segue o caminho contrário hoje em dia. A Rede Vanguarda é uma no meio de tantas emissoras que têm a missão de tornar visível uma região que esteja fora das grandes capitais, colocando em evidência cidades e pessoas do interior do Brasil. A programação local nela inserida, embora esteja dentro de uma grade de uma rede nacional, é importante para a reconhecimento da própria cultura e sensação de pertencimento. Mas essa valorização se dá constantemente, inclusive em falas que muitas vezes passam despercebidas. Para a análise, o método a ser utilizado é a Análise Televisual, que permite um recorte aprofundado nos códigos audiovisuais e peculiaridades da região e no jornalismo nela empregado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRibeiro, Ana Paula Goularthttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131Barbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605Fonseca, Rodrigo de Jesus2019-06-13T18:20:34Z2023-12-21T03:06:02Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFONSECA, Rodrigo de Jesus. Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba. 2017. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/8467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8467Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
title Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
spellingShingle Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
Fonseca, Rodrigo de Jesus
Programa de televisão
Cultura
Regionalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
title_full Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
title_fullStr Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
title_full_unstemmed Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
title_sort Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba
author Fonseca, Rodrigo de Jesus
author_facet Fonseca, Rodrigo de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ana Paula Goulart
http://lattes.cnpq.br/2408262120718131
Barbosa, Gabriel Collares
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
Sacramento, Igor Pinto
http://lattes.cnpq.br/1758813567228605
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Rodrigo de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de televisão
Cultura
Regionalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Programa de televisão
Cultura
Regionalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Propõe uma reflexão acerca da importância da televisão para o telespectador. Não de uma forma geral, globalizada, mas de um modo mais próximo, regionalizado. Falar para um determinado grupo de pessoas, uma comunidade, uma cidade, uma região, esse é um caminho tomado pela TV desde os seus primeiros anos. Mais que atender uma lei prevista na constituição, essa é uma forma de preservação da cultura local, dos valores de um povo. Se na época da ditadura militar, onde a televisão era um setor estratégico, o intuito era promover a integração nacional para a unidade cultural, esse artifício segue o caminho contrário hoje em dia. A Rede Vanguarda é uma no meio de tantas emissoras que têm a missão de tornar visível uma região que esteja fora das grandes capitais, colocando em evidência cidades e pessoas do interior do Brasil. A programação local nela inserida, embora esteja dentro de uma grade de uma rede nacional, é importante para a reconhecimento da própria cultura e sensação de pertencimento. Mas essa valorização se dá constantemente, inclusive em falas que muitas vezes passam despercebidas. Para a análise, o método a ser utilizado é a Análise Televisual, que permite um recorte aprofundado nos códigos audiovisuais e peculiaridades da região e no jornalismo nela empregado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2019-06-13T18:20:34Z
2023-12-21T03:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Rodrigo de Jesus. Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba. 2017. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/8467
identifier_str_mv FONSECA, Rodrigo de Jesus. Rede Vanguarda: a programação local na valorização da cultura e identidade do Vale do Paraíba. 2017. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/8467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455990197256192