Compatibilidade entre tintas industriais: uma proposta para o ensino de química no treinamento de equipes de manutenção industrial do setor elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6746 |
Resumo: | Neste trabalho, foi elaborada uma aula experimental sobre compatibilidade entre tintas anticorrosivas, para a proteção de estruturas metálicas e equipamentos utilizados no setor elétrico, com o objetivo de auxiliar o treinamento de profissionais de nível médio técnico e de nível superior, envolvidos em serviços de manutenção. A aula foi ministrada no curso de Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva, oferecido pelo laboratório de corrosão do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). A aula iniciou-se com a abordagem de conceitos de química necessários para a realização dos experimentos, após esta etapa a metodologia experimental foi detalhada para os alunos. Para tanto, apresentou-se um procedimento experimental e um fluxograma com a rota analítica proposta, os alunos receberam amostras de esquema de pintura envelhecido para ter sua tinta de acabamento identificada. O substrato era de aço carbono e as tintas de acabamento dos esquemas foram: alquídica, epóxi, poliuretano, acrílica e borracha clorada. Posteriormente, analisouse o aprendizado da turma, por meio de um questionário relacionado à aula prática e uma prova de conhecimentos teóricos em fundamentos de inspeção de pintura. Verificou-se que os alunos apresentaram um melhor rendimento, comparado a uma turma que também participou do curso oferecido pelo Cepel, mas que não teve a aplicação da aula experimental em estudo. A aula atendeu às expectativas dos profissionais, os mesmos conseguiram identificar as amostras de tintas corretamente durante os ensaios realizados e 86% conseguiu associar a prática ao seu cotidiano e 93% informou que os conhecimentos adquiridos serão úteis às suas atividades de campo. Adicionalmente, a fim de avaliar o ensino do assunto para um perfil diferente de alunos, a aula foi ministrada de maneira demonstrativa para uma turma de engenharia da UFRJ, na disciplina de Química Geral Experimental, e 95% dos alunos associaram a aula experimental com seu cotidiano 95%, alcançando a contextualização no ensino de química. Utilizou-se como proposta pedagógica o CTS, direcionando o ensino de química, para capacitar os alunos na aplicação do conhecimento científico com uma visão crítica e responsável em seu cotidiano. |
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