Filme que se dá ao respeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17365 |
Resumo: | O presente relatório trata do curta metragem “Filme Que Se Dá ao Respeito”, realizado como trabalho prático de conclusão de curso. O filme pretende trabalhar com a crítica à marginalização de determinados temas e à imposição de uma suposta moralidade dada através de mecanismos mais ou menos sutis da indústria audiovisual. Para isso, torna-se essa censura explicita na própria imagem fílmica, colocando-a em evidência através de dispositivos que direcionam o filme para uma maior opacidade, buscando o efeito de estranhamento. Ao mesmo tempo que uma ferramenta crítica ao audiovisual e à sociedade em que se insere, pretende-se que o filme se configure como pesquisa estética e de linguagem. O relatório analisa, portanto, o histórico da sobreposição de telas no cinema e a percepção estético política que norteia este trabalho. |
id |
UFRJ_75aec2b06b5c1c82860c79bfc13fcf8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17365 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Hochman, Arnon SegalLins, Consuelo da LuzCapeller, IvanFragozo, Fernando Antonio Soares2022-06-22T19:51:59Z2023-11-30T03:04:56Z2019-12-02HOCHMAN, Arnon Segal. Filme que se dá ao respeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/17365Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2022-01-24T14:20:28Z No. of bitstreams: 1 AHochman.pdf: 3382002 bytes, checksum: 9645ef4f9009d3c159a4c979a4df9bc7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-22T19:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AHochman.pdf: 3382002 bytes, checksum: 9645ef4f9009d3c159a4c979a4df9bc7 (MD5) Previous issue date: 2019-12-02O presente relatório trata do curta metragem “Filme Que Se Dá ao Respeito”, realizado como trabalho prático de conclusão de curso. O filme pretende trabalhar com a crítica à marginalização de determinados temas e à imposição de uma suposta moralidade dada através de mecanismos mais ou menos sutis da indústria audiovisual. Para isso, torna-se essa censura explicita na própria imagem fílmica, colocando-a em evidência através de dispositivos que direcionam o filme para uma maior opacidade, buscando o efeito de estranhamento. Ao mesmo tempo que uma ferramenta crítica ao audiovisual e à sociedade em que se insere, pretende-se que o filme se configure como pesquisa estética e de linguagem. O relatório analisa, portanto, o histórico da sobreposição de telas no cinema e a percepção estético política que norteia este trabalho.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOCurta-metragemRecursos audiovisuaisCensuraFilme que se dá ao respeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17365/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALAHochman.pdfAHochman.pdfapplication/pdf3382002http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17365/1/AHochman.pdf9645ef4f9009d3c159a4c979a4df9bc7MD5111422/173652023-11-30 00:04:56.172oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Filme que se dá ao respeito |
title |
Filme que se dá ao respeito |
spellingShingle |
Filme que se dá ao respeito Hochman, Arnon Segal CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Curta-metragem Recursos audiovisuais Censura |
title_short |
Filme que se dá ao respeito |
title_full |
Filme que se dá ao respeito |
title_fullStr |
Filme que se dá ao respeito |
title_full_unstemmed |
Filme que se dá ao respeito |
title_sort |
Filme que se dá ao respeito |
author |
Hochman, Arnon Segal |
author_facet |
Hochman, Arnon Segal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hochman, Arnon Segal |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lins, Consuelo da Luz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Capeller, Ivan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fragozo, Fernando Antonio Soares |
contributor_str_mv |
Lins, Consuelo da Luz Capeller, Ivan Fragozo, Fernando Antonio Soares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Curta-metragem Recursos audiovisuais Censura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curta-metragem Recursos audiovisuais Censura |
description |
O presente relatório trata do curta metragem “Filme Que Se Dá ao Respeito”, realizado como trabalho prático de conclusão de curso. O filme pretende trabalhar com a crítica à marginalização de determinados temas e à imposição de uma suposta moralidade dada através de mecanismos mais ou menos sutis da indústria audiovisual. Para isso, torna-se essa censura explicita na própria imagem fílmica, colocando-a em evidência através de dispositivos que direcionam o filme para uma maior opacidade, buscando o efeito de estranhamento. Ao mesmo tempo que uma ferramenta crítica ao audiovisual e à sociedade em que se insere, pretende-se que o filme se configure como pesquisa estética e de linguagem. O relatório analisa, portanto, o histórico da sobreposição de telas no cinema e a percepção estético política que norteia este trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-22T19:51:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HOCHMAN, Arnon Segal. Filme que se dá ao respeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17365 |
identifier_str_mv |
HOCHMAN, Arnon Segal. Filme que se dá ao respeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17365/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17365/1/AHochman.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 9645ef4f9009d3c159a4c979a4df9bc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097230663188480 |